Cães e gatos poderão ser vacinados contra a raiva no próximo sábado em BH

vacinação raiva
Neste ano, a PBH tem a expectativa de vacinar cerca de 280 mil animais e, assim, atingir a cobertura vacinal de 80% definida pelo Ministério da Saúde (PBH/Divulgação)

Em Belo Horizonte, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos deste ano será realizada no próximo sábado (16). Segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), mais de 250 pontos de vacinação serão distribuídos por todas as regiões da cidade e funcionarão entre das 8h às 17h.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, gestantes ou não. Neste ano, a PBH tem a expectativa de vacinar cerca de 280 mil animais e, assim, atingir a cobertura vacinal de 80% definida pelo Ministério da Saúde.

Para a vacinação, os tutores devem levar os cães com guia ou coleira, e, de preferência, conduzidos por adultos. Já os gatos podem ser conduzidos em gaiolas ou caixas de transporte.

Depois de vacinados, os animais não podem fazer esforços físicos e devem ser mantidos em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis. Os endereços dos locais participantes da campanha de vacinação estão listados no Portal da prefeitura.

Doença pode afetar humanos

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença pode ser transmitida por mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais infectados.

Na capital mineira, não há registro da doença em humanos desde 1984, em cães desde 1989 e em gatos desde 1985.

Com PBH

Larissa Reis
Larissa Reislarissa.reis@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários