Calor? Defesa Civil alerta para chuvas com trovoadas até segunda-feira

chuva centro bh mulher com sombrinha
Alerta de chuvas é válido até esta segunda-feira (Amanda Dias/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte informou, na tarde de hoje (8), que estão previstas chuvas isoladas para a capital mineira. A precipitação deve vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento, que podem atingir até 45 km/h. O alerta vale até a manhã desta segunda-feira (9).

Ainda de acordo com o órgão, as pessoas devem evitar locais onde, geralmente, há inundações em caso de chuvas fortes. A força da água pode arrastar carros, derrubar árvores e causar diversos outros problemas. Em janeiro deste ano, Belo Horizonte sofreu com fortes precipitações, que causou enormes estragos no município. Em 40 minutos, choveu 102 milímetros.

O fenômeno ficou conhecido como “chuva de mil anos”, já que, desde quando se começou a verificar o volume de precipitações, não se viu um caso semelhante. “Ou seja, estatisticamente falando, desde quando começou a se verificar isso. Se aconteceu agora, qual a probabilidade de acontecer de novo? Em tese aconteceria agora e depois só daqui a mil anos. Ou teria acontecido há mil anos e só agora aconteceu de novo”, explicou em janeiro, o coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Defesa Civil. (Relembre aqui)

Ver essa foto no Instagram

COMUNICADO DE CHUVA 16h06 – Possibilidade de chuva (até 20 mm) com trovoadas isoladas e rajadas de vento ocasionais em torno de 45 km/h até 8h de segunda-feira (9). Fonte: Defesa Civil de BH ⠀⠀ ⠀⠀RECOMENDAÇÕES DURANTE A CHUVA: ⠀ – Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. ⠀⠀ – Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos. ⠀ – Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores. ⠀ – Atenção especial em áreas de encostas e morros. ⠀ – Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). ⠀ – Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199). ⠀ – Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Uma publicação compartilhada por Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) em

Recomendações

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Aline Diniz
Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!