A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi alvo de uma operação da Polícia Civil nesta terça-feira (11). A ação apura crimes relacionados a desvio de recursos públicos e um suposto esquema de “rachadinha”.
Conduzida pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção, a ação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão na Casa Legislativa, nas residências dos suspeitos e em estabelecimento comerciais.
Veja também
De acordo a polícia, o principal alvo da investigação é um ex-vereador do município, de 42 anos. Durante as diligências, foram apreendidos R$ 42 mil em espécie, dois veículos, além de documentos e telefones celulares.
Mais informações sobre a operação serão repassadas pela Polícia Civil durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (11), às 14h30.
Em nota enviada ao BHAZ, a Câmara Municipal de Ribeirão das Neves disse que agentes da Polícia Civil solicitaram informações referentes a um ex-vereador que atuou na Casa Legislativa no mandato anterior. O órgão disse ainda que todos os esclarecimentos necessários foram “prestados de forma adequada”.
“Reiteramos nosso compromisso com a transparência e o cumprimento das normativas legais, permanecendo à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários”, concluiu o comunicado.
Rachadinha
O crime de “rachadinha” ocorre quando assessores ou funcionários públicos são obrigados a devolver parte do seu salário para o parlamentar ou secretário, seja por acordo ou como condição para manter o emprego. A prática é uma forma de corrupção e desvio de recursos públicos.