A Escola de Enfermagem da UFMG e o Ambulatório Jenny Faria, do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, estão em campanha pela arrecadação de frascos de vidro para armazenamento e pasteurização do leite doado pelas puérperas. A iniciativa, segundo as instituições, busca contribuir nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A iniciativa é parte das ações
De acordo com os organizadores, os frascos devem ser de vidro, com boca larga e tampa plástica e podem ser entregues nos postos de coleta localizados nas portarias de entrada da Escola de Enfermagem da UFMG, Ambulatório Jenny Faria e Hospital das Clínicas da UFMG (veja endereços abaixo). A campanha ocorre até 31 de agosto, quando o Ministério da Saúde promove durante todo este mês o “Agosto Dourado”, para conscientizar os brasileiros sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês.
A atividade é uma iniciativa de extensão e é coordenada pelas professoras Márcia Pereira, do Departamento de Enfermagem Aplicada, Rafaela Schreck e Nágela Pinheiro, do Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública, juntamente com as enfermeiras obstétricas Leydiane Ferreira e Adriane Oliveira, do ambulatório Jenny Faria. Conta também com a colaboração de alunas do curso de graduação em Enfermagem, ligantes da LAICCAM (Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres) e residentes do Programa de Enfermagem Obstétrica da UFMG.
Endereços de entrega:
Escola de Enfermagem da UFMG- Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia-BH
Hospital das Clínicas da UFMG, Avenida Alfredo Balena, 110, Santa Efigênia-BH
Ambulatório Jenny de Andrade Faria Alameda Vereador Álvaro Celso, 117, Santa Efigênia-BH
DOAÇÃO DE LEITE MATERNO
De acordo com o Ministério da Saúde, o país possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (RBLH) do mundo, a partir de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, o Brasil é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz criaram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR) em 1998 com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento, coletar e distribuir leite materno humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.