Casal que usava filhos para ‘distrair’ policiais é preso com 25kg de cocaína em BH

cocaína escama de peixe
Conhecida como escama de peixe, a droga iria abastecer o tráfico no aglomerado Cabana do Pai Thomas (PCMG/Divulgação)

Um homem e uma mulher, ambos de 27 anos, foram presos nessa segunda-feira (30) com a posse de mais de 25 quilos de cocaína. Conhecida como escama de peixe, a droga iria abastecer o tráfico no aglomerado Cabana do Pai Tomás, região Oeste de BH. Segundo a Polícia Civil, o casal ainda está sendo investigado por usar os filhos, de 4 e 7 anos, para facilitar o transporte do material ilícito.

Durante cerca de três meses, policiais do Denarc (Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico) monitoraram um dos gerentes do tráfico no aglomerado. Nessa segunda-feira (30), o suspeito foi visto em um carro, a caminho do bairro Salgado Filho, seguido por outro veículo.

No momento da abordagem, o homem conseguiu fugir. No outro carro, em que estava o casal e as duas crianças, foi encontrada uma mala de viagem com a cocaína apreendida.

Filhos afastavam suspeita

De acordo com o inspetor Vander Tavares, os suspeitos teriam o costume de utilizar os filhos para fazer o transporte das drogas, como forma de tentar ludibriar as forças de segurança. “Muitas vezes, em blitz ou operações policiais, quando se vê criança dentro de carros, é mais passível de se ter uma liberação mais rápida”, explica.

Às autoridades, os suspeitos alegaram que desconheciam o conteúdo da mala e que estariam apenas fazendo um favor a um primo, versão que já foi descartada pela polícia. Após a prisão do casal, os filhos foram encaminhados para a casa de familiares até que sejam tomadas as providências legais pelos órgãos da infância e juventude.

Maior apreensão do ano

O delegado Rodolpho Machado explica que, como se trata de uma cocaína de extrema pureza, a droga saía do aglomerado para ser fracionada. “Essa porção de droga, após alterações químicas feitas em laboratório, pode aumentar até cinco vezes o volume antes de ser vendida no varejo”, explica.

Para o chefe da Divisão Especializada de Combate ao Narcotráfico, Rafael Horácio, essa pode ser considerada a maior apreensão de drogas do ano, devido à pureza desse tipo de cocaína. As investigações agora continuam com o objetivo de identificar a origem e o destino da droga, bem como os demais envolvidos no comércio desse material.

Com PCMG

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!