Caso Backer: Filha conta que viu o pai ‘morrer aos poucos’ após consumir cerveja Belorizontina

backer
Prestaram depoimentos nesta terça-feira seis testemunhas, dentre elas, familiares de vítimas que morreram em decorrência da intoxicação (Amanda Dias/BHAZ)

O segundo dia de julgamento do caso Backer, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, foi marcado por emoção. Prestaram depoimentos nesta terça-feira (24) seis testemunhas, dentre elas, familiares de vítimas que morreram em decorrência da intoxicação, além de técnicos que analisaram a composição das bebidas.

A viúva de uma das vítimas contou, em depoimento, que o marido era um apreciador de cervejas artesanais e “entusiasta da marca Backer”. No fim de 2018, ele teria comprado uma caixa de Belorizontina aproveitando uma promoção e tomou uma garrafa por noite durante as férias.

Nove dias depois ele começou a passar mal e a testemunha o alertou sobre a possível contaminação, que já estava sendo comentada na época. O marido, no entanto, preferiu não acreditar que a cerveja era responsável pelo mal estar, por se tratar de uma “marca boa”.

O homem então deu entrada no Hospital Madre Teresa, na região Oeste de BH, onde teve piora gradativa e precisou ser internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Segundo a testemunha, o marido faleceu 21 dias depois.

‘Foi morrendo aos poucos’

Outra testemunha ouvida pelo júri conta ter perdido o pai, que foi a primeira pessoa identificada como vítima da intoxicação. Já o marido, que também consumiu as bebidas, carrega sequelas até hoje.

Bastante emocionada, uma terceira testemunha relatou que o pai, que faleceu por conta da intoxicação, era muito cuidadoso com a saúde. Ela conta ter sido a responsável por comprar as cervejas para a s festas de Natal e optou pela Belorizontina, da Backer, já que ela estava em promoção.

Logo na véspera do Ano Novo, o pai começou a passar mal, com suspeita de infarto. O cardiologista logo descartou a possibilidade e o homem foi encaminhado para uma UTI. A filha conta que o pai foi “morrendo aos poucos” a partir do quarto dia de internação e faleceu cerca de duas semanas depois.

Outros técnicos prestam depoimento

O julgamento, que teve início ontem (23), busca apurar a conduta de dez pessoas apontadas como responsáveis pela contaminação da cerveja pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais). A data para o depoimento dos réus ainda será definida.

Um engenheiro do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) também foi ouvido neste terça-feira. Ele conta que assim que identificaram a cerveja como o elemento comum aos casos de suspeita de intoxicações, compareceram ao supermercado para determinar o recolhimento das bebidas.

Após a primeira morte, a pasta também determinou a suspensão da comercialização e deu início às investigações. Uma perita responsável por analisar as amostras conta que, após contatada a contaminação das cervejas, uma equipe foi até a fábrica da cervejaria pra tentar entender o processo de produção das bebidas.

Segundo inquérito da Polícia Civil, 29 pessoas foram intoxicadas e acabaram desenvolvendo uma síndrome que causa insuficiência renal aguda por conta do dietilenoglicol. Dez das vítimas morreram. A corporação indiciou 11 pessoas por diversos crimes, como lesão corporal, contaminação e homicídio culposo.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!