Caso de ‘vaca louca’ é confirmado em frigorífico de BH e exportações para a China são suspensas

gado
Caso foi confirmado pelo Mapa neste sábado (Valter Campanato/Agência Brasil)

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) confirmou, neste sábado (4), um caso do mal da vaca louca em um frigorífico de Belo Horizonte. A pasta ressaltou que também houve registro em Nova Canaã, no Mato Grosso. As exportações da carne bovina foram suspensas para a China.

O caso na capital mineira já vinha sendo monitorado pelas autoridades e agora veio a confirmação. O Mapa informou ao BHAZ que a EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), conhecida como mal da vaca louca, atípica ocorre de “maneira espontânea e esporádica e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados”.

“Todas as ações sanitárias de mitigação de risco foram concluídas antes mesmo da emissão do resultado final pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Alberta, no Canadá. Portanto, não há risco para a saúde humana e animal”, esclareceu.

As vacas que tiveram a doença confirmada “apresentavam idade avançada e estavam decúbito nos currais”. “Os dois casos de EEB atípica – um em cada estabelecimento – foram detectados durante a inspeção ante-morte”.

Exportações suspensas

A confirmação dos casos suspendeu as exportações da carne bovina para a China. Um protocolo firmado pelos países faz com que o produto não seja enviado ao país asiático temporariamente. “A medida, que passa a valer a partir deste sábado (4), se dará até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos”, informou o Mapa.

Apesar do resultado positivo para o mal da vaca louca, “o Brasil mantém sua classificação como país de risco insignificante para a doença”. “Sendo assim não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos e subprodutos”, finaliza a nota enviada pela pasta.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!