Projeto de horta vertical urbana em BH ganha prêmio internacional

horta vertical prêmio
Dois arquitetos mineiros ganharam prêmio internacional por um projeto que propõe a criação de uma horta vertical em BH (Estúdio Noto/Divulgação)

Os arquitetos mineiros Augusto DiLascio e Flávia DiLascio, do Estúdio Noto, foram premiados internacionalmente por um projeto que propõe a criação de uma horta vertical urbana em Belo Horizonte. Batizado de Centro Nôto, o projeto traz como proposta a criação de um parque urbano de cultivo vertical na capital mineira.

Os mineiros ganharam ouro no Design Skill Awards 2024 na categoria “Innovative Building Materials & Techniques” (“materiais e técnicas de construção inovadores”, em português). O projeto teve destaque por valorizar o contexto urbano, criando uma simbiose entre natureza e arquitetura.

LEIA MAIS
Casa no Aglomerado da Serra, em BH, vence concurso internacional de arquitetura

Também foi considerado pelo júri o foco na sustentabilidade e na preservação ambiental, que enfatiza a preocupação com as gerações futuras. Segundo Augusto DiLascio, a polêmica da derrubada de árvores na cidade para construção de uma pista da Stock Car fortalece a ideia da viabilidade de implantação de uma horta verticalizada em áreas centrais.

“À medida que as áreas urbanas se expandem, a natureza é substituída por concreto, asfalto e edifícios, inclusive com derrubadas de árvores sadias, como vimos recentemente. A ausência de vegetação e espaços abertos impacta negativamente na qualidade de vida dos habitantes, na saúde mental e no equilíbrio ambiental”, destaca Augusto DiLascio, arquiteto e sócio-proprietário do Estúdio Noto.

Centro Nôto

O projeto desenvolvido pelo Estúdio Noto prevê estufas interligadas, que convidam visitantes para uma experiência imersiva e educativa.

O design experimental e a abordagem sensorial do projeto também buscam redefinir a relação entre o urbano e o natural, ou seja, o projeto busca promover a arborização sem modificar a paisagem ou interferir no traçado dos centros urbanos.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!