Cerca de 200 sem-teto ocupam gabinete da presidência do Banco do Brasil em BH

O gabinete da presidência do Banco do Brasil, em Belo Horizonte — localizado na rua da Bahia —, foi ocupado, na manhã desta quinta-feira (16), por centenas de moradores da ocupação William Rosa, os quais reivindicam a doação de um terreno e a construção de moradias populares.

Atualmente, os sem-teto estão instalados em um terreno da União, localizado ao lado do Ceasa Minas, em Contagem.

Eles pedem que seja retomada as negociações, envolvendo os governos Estadual e Federal, o Ceasa Minas e a Prefeitura Municipal de Contagem, sobre um suposto acordo que teria sido firmado pelos órgãos, neste ano.

Segundo os organizadores do ato, nesse acordo, a administração de Contagem teria se comprometido em ceder um terreno para a relocação dos moradores, sendo que a União custearia a construção de moradias populares a ser executada pelo Governo de Minas. Ainda segundo a organização, o Ceasa Minas teria se comprometido em viabilizar temporariamente um local para assentar as famílias enquanto o projeto era executado.

ocupação3
Sem-teto reivindicam o direito à moradia na presidência do Banco do Brasil em Belo Horizonte

No entanto, segundo alega os organizadores do ato, em maio deste ano, teria sido feita uma solicitação, por parte do Ceasa Minas, junto à Justiça mineira, para expedição de reintegração de posse do local.

Após a ocupação da presidência do Banco do Brasil, os manifestantes seguiram para a Assembleia de Minas, onde esperam ser recebidos pelo presidente da Casa, deputado Adalclever Lopes (PMDB). Em uma postagem no Facebook, eles escrevem: “Enquanto 400 famílias sem-teto correm risco de viver nas ruas por falta de moradia, nossos deputados estaduais recebem auxílio moradia de quase R$ 4,5 mil ao mês”.

ocupação almg
Moradores da ocupação William Rosa ocupam a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A Ocupação William Rosa consiste no agrupamento de 400 famílias — cerca de 1.600 pessoas —, que ocupam uma área pertencente ao Ceasa Minas, em Contagem.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!