A chuva intensa que caiu em Belo Horizonte na tarde dessa terça-feira (2) fez com que uma cratera se abrisse na rua Muzambinho, no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul da capital. Ao BHAZ, um morador do bairro disse que já havia um buraco no local, fechado horas antes pela Copasa.
Segundo Marcus Paulo, o primeiro buraco surgiu há cerca de um mês e dois carros já caíram dentro dele. Por conta dos incidentes, a própria população fez a sinalização do local.
“Por duas vezes fecharam o buraco só para abrir no dia seguinte. Por fim, a Copasa veio e trabalhou sábado (30), domingo (31), segunda (1º) e ontem (2) no buraco, tendo sido concluído ainda nessa terça-feira. Porém, com a chuva, abriu uma cratera gigantesca muito pior que antes”, disse o morador.
De acordo com Marcus, moradores de alguns prédios da região estão com dificuldade de acessar as garagens por conta do buraco. Ele também teme que outros motoristas se acidentem no local.
“A tendência é piorar caso nada seja feito. Já é possível ver os tijolinhos do bueiro. Caso passe um veículo mais pesado, ele pode abrir e, aí, a tendência é metade da rua descer”, observou.
VÍDEO: Chuva abre nova ‘cratera’ em buraco fechado horas antes no bairro Cruzeiro em BH pic.twitter.com/e4R2D3RfyW
— BHAZ (@portal_bhaz) April 3, 2024
O que diz a Copasa?
Ao BHAZ, Prefeitura de Belo Horizonte informou que “não está executado serviços de drenagem na rua Muzambinho, região Centro-Sul da capital” e solicitou que a reportagem procurasse a Copasa para esclarecimentos.
Contatamos a companhia que, em nota, disse que está ciente da situação e que houve manutenção na rede coletora de esgoto neste final de semana, onde foram feitas recomposições de pavimento e asfáltica no local.
“No entanto, as fortes chuvas que caíram nesta terça-feira (2), contribuíram para abertura de vala com deslocamento do asfalto. O perímetro, neste endereço, está sinalizado e as equipes técnicas da Copasa estão trabalhando para conter a vala”, informou a companhia.
Segundo a Copasa, nesta quarta-feira (3), as equipes continuam o trabalho em campo para fazer o reaterro e providenciar o recapeamento na via.
Risco geológico em BH
Em virtude dos volumes de chuvas registrados em BH, e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico forte na região Centro-Sul e moderado no Barreiro até a quinta-feira (4).
A Defesa Civil de BH recomenda atenção ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Caso observe alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar (193).