BH caminha para completar 20 dias seguidos de chuva

03/01/2025 às 14h25 - Atualizado em 03/01/2025 às 14h58
chuva bh previsão
(Amanda Serrano/BHAZ)

Belo Horizonte completou 15 dias consecutivos de chuva nesta sexta-feira (3), segundo informações da Defesa Civil do município. Até às 5h40 do dia de hoje, foram 350,9 milímetros, aproximadamente 6,04% acima da média mensal, que é de 330,9 milímetros.

E a chuva não deve parar por aí. A previsão é de que o tempo continue instável durante os próximos dias. “O céu continua nublado, com pancadas de chuva e trovoadas, principalmente no período da tarde e à noite”, afirma o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir Azevedo. Ele explica ainda que as temperaturas também não devem aumentar muito, devido à presença de “muitas nuvens”.

De acordo com o especialista, o tempo instável é típico dessa estação do ano, consequência da combinação do calor com a disponibilidade de umidade. “Mas há ainda frentes frias que estão passando pelo Sudeste brasileiro, que reforçam essas áreas de instabilidade. Inclusive, isso deve acarretar em chuvas fortes durante esse final de semana na capital”, conclui.

Acumulado de chuva em janeiro

Barreiro: 54,1,1 (16,3%)
Centro Sul: 49,8 (15,0%)
Leste: 57,2 (17,3%)
Nordeste: 39,2 (11,8%)
Noroeste: 76,0 (23,1%)
Norte: 29,0 (8,8%)
Oeste: 59,2 (17,9%)
Pampulha: 23,0 (7,0%)
Venda Nova:22,4 (6,8%)

Atenção redobrada

No primeiro dia do ano, a Grande BH registrou alagamentos em pontos diversos da cidade. Vídeos enviados ao BHAZ mostram ruas e casas alagadas nos bairros Vale das Acácias e Veneza, em Ribeirão das Neves.

Além disso, em Contagem, a forte chuva alagou ruas no bairro Água Branca e a avenida Severino Ballesteros Rodrigues, no bairro Guanabara.

Nos dois casos, os bombeiros foram acionados para realizar o resgate de pessoas que ficaram ilhadas. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Natal chuvoso

Já no final de dezembro, a região da Pampulha, em BH, foi bastante afetada, com destaque para os bairros Serrano e Santa Terezinha. A precipitação também  causou estragos em diferentes pontos do Barreiro. No Vale do Jatobá, o muro de um supermercado cedeu.

No dia 25, no feriado de Natal, e na quinta-feira (26), a Defesa Civil da capital precisou até mesmo interditar vias. Elas ocorreram nas avenidas Cristiano Machado, Sebastião de Brito, Vilarinho e Teresa Cristina.

Recomendações durante a chuva ⠀

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Amanda Serrano

Email: [email protected]

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ