Queda de temperatura: BH terá chuva e mínima de 16ºC no feriado prolongado

chuva bh
Precipitações tendem a acontecer pelos próximos dias (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte amanheceu com chuva nesta quinta-feira (7). A precipitação deu uma trégua no calorão dos últimos dias, no entanto, o calor vai marcar presença nas próximas horas. A meteorologia prevê a continuidade do tempo chuvoso pelos próximos dias. Para se ter ideia, a temperatura máxima vai ter uma queda de até 10ºC.

O motivo desta mudança brusca no tempo se dá pela atuação de uma frente fria. “As áreas de instabilidade se intensificaram por conta de uma frente fria registrada no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. Isso provoca a formação de nuvens e as pancadas de chuva”, explica o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com a Defesa Civil, choveu em todas as nove regionais da capital mineira neste começo de quinta. A região Centro-Sul foi a que teve o maior volume: 9,5 mm (milímetros). Ao longo do dia, o calor tende a voltar, conforme diz o meteorologista.

“Hoje a temperatura máxima pode chegar a 30ºC, pois vamos ter uma abertura e vai esquentar. Mesmo assim, pode chover a qualquer hora. As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e há possibilidade de raios”.

Internautas comentam nas redes sociais a mudança no tempo da cidade. “BH acordou só o vendaval e agora tá uma chuva cabulosa depois de um calor insuportável que fez ontem”, “Muito bom acordar com essa chuva”, “Calor, chuva, calor, chuva. Isso é BH”, disseram alguns no Twitter.

Feriado chuvoso

O feriado prolongado do Dia das Crianças tende a ser chuvoso. O tempo na capital mineira vai mudar bastante. Nesta semana, por exemplo, a temperatura máxima já chegou aos 33ºC. A previsão é que ela caia 10ºC até domingo (10).

“Vai cair bem a temperatura máxima e vai ficar em torno de 23ºC no domingo. A mínima ficará na casa dos 16ºC. O calor vai dar uma trégua e as chuvas devem seguir até a terça-feira (12) da semana que vem”.

Confira o acumulado de chuvas no mês de outubro até às 7h de hoje:

  • Barreiro – 56.8 mm (54.3%)
  • Centro Sul – 53.8 mm (51.4%)
  • Leste – 35.2 mm (33.6%)
  • Nordeste – 31.6 mm (30.2%)
  • Noroeste – 92.2 mm (88.1%)
  • Norte – 11.8 mm (11.3%)
  • Oeste – 45.6 mm (43.6%)
  • Pampulha – 55.8 mm (53.3%)
  • Venda Nova – 38.8 mm (37.1%)

A média climatológica de outubro é de 104,7 mm.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!