Defesa Civil emite alerta de pancadas de chuva em BH neste fim de semana

chuva em bh
Segundo o alerta, pode chover em BH entre hoje e amanhã (Amanda Dias/BHAZ)

A Defesa Civil emitiu um alerta de pancadas de chuva em BH, valendo de hoje (18) até às 8h deste domingo (19). Há possibilidade de raios e rajadas de vento em torno de 50 quilômetros por hora.

As pancadas de chuva poderão ter de 20 a 30 milímetros.

Confira as recomendações da Defesa Civil para o período:

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a CEMIG (116) ou para a Defesa Civil (199);
  • Caso note rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

LEIA TAMBÉM

2023 é o ano mais quente da história de Belo Horizonte; capital pode bater recorde de calor hoje

Para receber alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos em BH, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199. A Defesa Civil enviará uma mensagem de confirmação na sequência. O serviço é gratuito.

Edição: Lucas Negrisoli
Andreza Miranda[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).