Chuva forte em BH: Madrugada pode ser período mais crítico na capital, explica meteorologista

risco geológico bh
Chuvas fortes podem atingir a capital mineira nas próximas horas (Amanda Dias/BHAZ)

Moradores de Belo Horizonte e região metropolitana devem se preparar para uma madrugada difícil entre esta sexta-feira (22) e o próximo sábado (23). Segundo previsões meteorológicas, o volume mais crítico das chuvas previstas para a capital mineira deve ser registrado neste período.

Em comunicado, a Defesa Civil da cidade informou que as pancadas de chuva podem atingir até 70 mm em BH. Além disso, há a possibilidade de rajadas de vento de 60 km/h. A previsão é válida para mais de 200 cidades mineiras, que estão sob alerta de chuvas de “grande perigo”.

Ao BHAZ, a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Anete Fernandes, explicou que a chuva prevista pode ser bastante parecida com um temporal típico de verão, apesar da recente chegada do outono.

“Os índices de instabilidade estão fortes, então a tendência é de chuvas mais pesadas. Já amanhã, o tempo deve ficar nublado e com chuvas a qualquer hora. A temperatura também cai e fica mais amena nos próximos dias”, comenta.

“As pessoas devem ficar atentas às orientações da Defesa Civil e, em caso de temporal, evitar áreas de alagamento”, alerta a especialista.

Anete informa ainda que os maiores volumes de chuvas devem atingir áreas da Zona da Mata Mineira, na divisa com o Rio de Janeiro. Por lá, é esperada chuva de intensidade maior que 100 milímetros por dia, acompanhada de até 100 km/h.

Já para sábado e domingo, a expectativa é de uma trégua no calor e de precipitações mais amenas. As temperaturas devem variar entre 18°C e 27°C por causa da alta nebulosidade e devem ocorrer pancadas de chuva no decorrer da tarde.

Proteja-se durante o temporal

O alto volume de chuvas pode causar quedas de árvores, alagamentos e danos em estruturas elétricas pela cidade. Por isso, a orientação à população é que fique atenta e siga as recomendações priorizando a segurança ao adotar medidas preventivas.

“Não subestime a força da água, não atravesse enxurradas, mude o seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos. Em caso de tempestade com raios, busque abrigos em edificações ou veículos”, alerta o sargento Emerson Ribeiro, da Polícia Militar de Minas Gerais.

Veja outras dicas de prevenção:

  • Antes de sair de casa, consulte as condições da estrada e mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos. Só siga adiante se a água estiver abaixo do meio da roda.
  • Não tente atravessar enxurradas.
  • Não se abrigue nem estacione embaixo de árvores.
  • Nunca se aproxime de cabos rompidos.
  • Em caso de raios e tempestades, procure abrigo em construções e veículos. Se estiver ao ar livre e não houver abrigo disponível, posicione-se em posição de agachamento, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
  • Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível.
  • Após a ocorrência do deslizamento, não retorne à área de risco, até que as autoridades deem a devida liberação e garantam a segurança.
  • Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil. 

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do InstagramXFacebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!