Chuvas aumentam e temperaturas devem cair durante a semana em BH; veja previsão

chuvas bh
O último fim de semana do mês não dará trégua aos belo-horizontinos (Amanda Dias/BHAZ)

A temporada de chuvas em Belo Horizonte não deve dar trégua por enquanto e deve se manter firme, pelo menos até a próxima semana. Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, a tendência é que as precipitações ainda aumentem, atingindo o maior volume entre sexta e sábado desta semana.

A partir de hoje (5), até o próximo domingo (9), o clima deve se manter chuvoso e com temperaturas mais baixas na capital mineira. “A previsão é ficar nublado, encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura máxima não deve passar de 25ºC”, detalha o meteorologista.

Chuvas intensas

Segundo o especialista, as chuvas devem ser fortes, com rajadas de vento de 50km/h e trovoadas. Ele explica que até domingo, o volume da precipitação deve atingir cerca de um terço do que costuma ser a média para todo o mês de janeiro. “Nos próximos dias o volume deve ficar acima de 100mm. A média total para janeiro é de 329mm”, detalha.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Belo Horizonte já emitiu alerta de chuvas fortes, válido até as 8h de amanhã (6). Segundo o órgão, há possibilidade de pancadas de chuva, de 20 a 40 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

A Defesa Civil orienta que a população deve se manter alerta e tomar as devidas precauções. “Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva”, instrui.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!