Alerta! Temporal com granizo pode atingir BH e outras 400 cidades mineiras nos próximos dias

chuva bh
Queda de granizo e chuva pode ocorrer entre sexta e sábado (Amanda Dias/BHAZ)

As chuvas já começaram a chegar, aos poucos, em Minas e, nos próximos dias, os moradores devem redobrar a atenção. É que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestades acompanhadas de queda de granizo e fortes ventos em pelo menos 476 cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte, entre esta sexta (1º) e sábado (2).

Segundo a previsão, há possibilidade de chuva entre 20 e 50 mm e os ventos podem chegar a 60 km/h. No entanto, o instituto afirma que há pouca possibilidade de queda energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

A previsão tem sido anunciada desde o início da última semana, quando começaram os primeiros registros de chuva na capital e em outras cidades, inclusive com possibilidade de granizo.

Inmet indica regiões afetadas (Reprodução/Inmet)

Cuidados importantes

O Inmet alerta também que a população deve tomar cuidados durante a queda de granizo ou chuvas muito fortes. Além disso, a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda alguns cuidados importantes durante as chuvas fortes. Veja:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos⠀⠀
Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!