Circo, dança, design e mais: Arena da Cultura tem 2 mil vagas para cursos gratuitos em BH

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita (Morgana Mafra/PBH)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) abre nesta terça-feira (7) inscrições para as atividades da Escola Livre de Artes da Arena da Cultua (ELA-Arena). São cerca de 2 mil vagas nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural, teatro, audiovisual, bastidores das artes e gestão e produção cultural para todas as faixas etárias.

As aulas acontecerão em formato presencial, em unidades culturais de todas as regiões de Belo Horizonte, e também de forma virtual, por meio da Escola Expandida (abordagem de ensino à distância da ELA-Arena). As aulas on-line serão ministradas pela plataforma de Educação Aberta a Distância (EAD), desenvolvida pela Prefeitura.

Ao todo, são ofertadas mais de 100 ações de formação artística e cultural, entre rodas de conversa, workshops, laboratórios de pesquisa, minicurso e oficinas, além dos módulos dos cursos de longa duração e do módulo Transversal, que contempla conteúdos de diversas áreas abrangidas pela ELA-Arena em uma só atividade. 

Como se inscrever

As inscrições para as atividades da Escola Livre de Artes Arena da Cultura para aulas em formato presencial, em unidades culturais municipais, e em formato virtual, por meio da Escola Expandida, estão abertas a partir das 14h desta terça-feira, 07 de fevereiro de 2023. 

As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas até dois dias úteis antes da aula inaugural ou enquanto as vagas estiverem disponíveis. Veja aqui o quadro de vagas e horários com as datas de início de cada área.

O interessados devem se inscrever por meio deste link. Saiba mais informações no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Criada em 2014, a Escola Livre de Artes Arena da Cultura consolida o projeto Arena da Cultura. O projeto desenvolve atualmente cursos e oficinas em 10 áreas artísticas e culturais. Cada uma destas áreas conta com um coordenador que é responsável por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

A ELA-Arena dispõe, ainda, de uma equipe pedagógica formada por profissionais que dinamizam os processos formativos, conceituais e metodológicos. Estes educadores promovem uma reflexão permanente em cada uma das áreas de atuação da Escola, visando ao aprimoramento do ciclo formativo.

Em 2022, foram realizados 29.099 atendimentos presenciais, nos 17 centros culturais municipais, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, Centro de Referência das Juventudes e Museu da Moda. Já em termos de atividades virtuais, a ELA-Arena realizou, no Projeto Arena da Cultura, 3.343 atendimentos virtuais. No total, foram mais de 200 ações de formação realizadas em 2022.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!