Colégio Pitágoras do Cidade Jardim será tombado pelo patrimônio histórico de BH

Colégio Pitágoras - Cidade Jardim

Inativo desde janeiro deste ano, o famoso complexo de pequenos prédios onde ficava o Colégio Pitágoras, do bairro Cidade Jardim, receberá o título de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural De Belo Horizonte (CDPCM-BH) aprovou a medida nessa quinta-feira (10), durante a sua 104ª Sessão Extraordinária.

Com a aprovação, fica proibida a demolição e obras estruturais no histórico prédio. A decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com o Dossiê preparado para o pedido de tombamento, a edificação foi iniciada em 9 de março de 1950 e finalizada em 1959.

Integrante da primeira turma da Escola de Arquitetura de Belo Horizonte, criada em 1930, O engenheiro e arquiteto Vicente Buffalo foi responsável o pela construção.

Colégio do Sacré Coeur de Jesus

Até 1970, o colégio recebia o nome de “Colégio do Sacré Coeur de Jesus” e era uma instituição católica frequentada exclusivamente por mulheres.

Irmã Cléa, atuou no colégio como professora entre 1957 e 1979. Ao longo desses anos, a professora relatou que o colégio chegou a receber mais de 300 alunas.

O dossiê ainda conta com o relato da Irmã Cléa sobre a rotina do colégio “aos fins de semana, as alunas internas da cidade de Belo Horizonte, costumavam sair para visitar a família e retornar na segunda-feira. Porém, as que eram de cidades do interior, permaneciam na instituição aos fins de semana, momento este em que se ocupavam de inúmeras atividades e jogos.”

Período de transição para o Colégio Pitágoras

Tendo funcionado até a década de 70, o Colégio do Sacré Coeur de Jesus, cedeu lugar para o Colégio Pitágoras Cidade Jardim, pertencente a um “grupo estudantil leigo” fundado na década de 1960.

O professor Antônio Carlos Faria ressalta o contexto de crise econômica generalizada na década de 1970 como fator decisivo para que a parceria entre a congregação do Sagrado Coração de Jesus e o grupo Pitágoras ocorresse.

Era Pitágoras

O grupo Pitágoras surgiu em Belo Horizonte em 1966, com a iniciativa de cinco jovens professores: Júlio Fernando Cabizuca, Walfrido dos Mares Guia e João Lucas Mazoni Andrade (contemporâneos do curso de Engenharia), o professor Marcos Luiz dos Mares Guia, médico Phd do Departamento de Bioquímica da Escola de Medicina da UFMG (irmão de Walfrido), e Evando José Neiva, professor de física do Colégio Santo Antônio e, à época, aluno do curso de Engenharia.

foto fundadores pitágoras
Da esquerda para a direita, João Lucas Mazoni de Andrade, Júlio Fernando Cabizuca, Walfrido dos Mares Guia, Marco Luiz dos Mares Guias e Evando José Neiva no ano de 1977 na ocasião da inauguração do Colégio Pitágoras Pampulha. Fonte: Imagem reproduzida do e-book Cabizuca, de autoria de João Carlos Firpe Penna. Lançado no ano de 2018 pela Benvinda Editora. (Divulgação/Dossiê)

Em 2016, a instituição completou 50 anos. Uma das celebrações de maior destaque foi uma exposição especial sobre as cinco décadas do Pitágoras, realizadas no Espaço de Arte anexo à unidade do Colégio Pitágoras Cidade Jardim, com fotos, documentos, publicações e registros diversos sobre a história da organização.

Mateus Felipe[email protected]

Graduando em Jornalismo pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!