Comércio de BH poderá funcionar no feriado municipal de 15 de agosto, dizem CDL e Sindilojas

Comércio de BH
Entidades divulgaram algumas regras que os lojistas devem seguir no feriado (Amanda Dias/BHAZ)

O próximo feriado em BH já está chegando: na próxima segunda-feira, dia 15 de agosto, a cidade celebra o dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, santa padroeira da capital mineira.

A CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) e o Sindilojas (Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte) esclareceram que o comércio da cidade poderá funcionar na data.

As entidades divulgaram algumas regras que os lojistas devem seguir no feriado caso decidam abrir. Vale reforçar que, nesses casos, prevalece a Convenção Coletiva de Trabalho do comércio, que abrange somente determinadas categorias do comércio (veja mais abaixo).

Regras e horários

Confira algumas das normas a serem seguidas pelos lojistas no feriado municipal de BH:

  • Jornada de 8 horas, com mínimo de uma hora de intervalo;
  • Jornada de hora extra com o adicional de 70%;
  • Conceder uma folga compensatória no prazo de até 60 dias após o respectivo mês do feriado, desde que não recaia em feriado ou repouso semanal remunerado;
  • Fornecer ao empregado vale-transporte para o trabalho;

Nos shoppings, a jornada de trabalho deverá ocorrer no horário das 14h às 20h, exceto os shoppings Cidade, Norte e Anchieta Garden, que deverão seguir o horário das 10h às 16h.  

A CDL destaca que a Convenção Coletiva de Trabalho abrange somente a categoria profissional dos empregados no comércio com vínculos empregatícios estabelecidos em BH, cuja categoria econômica seja representada pelo Sindilojas, não se aplicando ao:

  • comércio atacadista;
  • comércio atacadista e varejista de gêneros alimentícios;
  • comércio atacadista de tecidos vestuário e armarinho;
  • comércio varejista de maquinismos, ferragens, tintas e material de construção;
  • comércio varejista de automóveis e acessórios.

O Sindilojas ainda esclareceu que a empresa só poderá funcionar neste feriado se estiver em dia com a Taxa de CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) dos últimos dois anos. A loja também deve solicitar um certificado de regularidade pelo WhatsApp (31) 98883-0199, ou e-mail [email protected].

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!