Comércio varejista vai poder vender bebidas durante o Carnaval de BH

comércio bebidas carnaval
Carnaval de Belo Horizonte (Amanda Dias/BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte autorizou que o comércio varejista de qualquer segmento venda bebidas durante o Carnaval. Os estabelecimentos também poderão fornecer banheiros aos foliões, mediante cobrança ou não.

O pedido foi feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). A entidade prevê que os lojistas possam ampliar as chances de faturamento durante a festa.

“Será uma oportunidade para que comerciantes que não atuam diretamente com itens ligados ao Carnaval também possam aumentar as vendas com a grande movimentação de público e renda na cidade.  No Carnaval de 2023, esta ação foi realizada pela primeira vez e o saldo foi bastante positivo, tanto para lojistas quanto para o público, que contou com apoio de sanitários”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Venda será feita mediante cadastro

Os lojistas interessados deverão realizar um cadastro no site da prefeitura a partir de 8 horas desta terça-feira (6). O link estará disponível até às 16 horas de quinta-feira (8).

Poderão vender bebidas os estabelecimentos comerciais que possuem Alvará de Localização e Funcionamento (ALF) válidos, localizados nas vias e logradouros públicos onde serão realizados desfiles dos blocos de rua, bem como nas vias e logradouros próximos, até uma distância de 500 metros de onde ocorrem os desfiles.

A autorização terá validade exclusiva no período entre 9 e 17 de fevereiro de 2024, exclusivamente durante a concentração e os desfiles dos blocos de rua. É permitido o funcionamento dos pontos de apoio por até duas horas antes e até duas horas depois do encerramento das atividades dos blocos.

Os estabelecimentos cadastrados como ponto de apoio deverão, obrigatoriamente, disponibilizar os sanitários. A cobrança pela utilização é opcional.

Para os estabelecimentos comerciais que disponibilizem sanitários, fica permitida a venda, exclusivamente no varejo, de bebidas industrializadas, alcoólicas e não alcoólicas, sem fracionamento e em recipientes de alumínio, de plástico ou em embalagem cartonada.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!