Cia de dança mineira vence festival com homenagem a vítimas de Brumadinho

Divulgação Cia Jovem Paraopeba / Renata Ataíde

A companhia de dança mineira Jovem de Paraopeba, da região Central de Minas, venceu pela terceira vez consecutiva, nessa quinta-feira (25), o Festival de Joinville, uma das principais competições de dança do país. Assistida por mais de 10 mil pessoas, a companhia fez uma apresentação em homenagem às vítimas de Brumadinho e um protesto contra a morte do Rio Paraopeba, que dá nome ao grupo de dança e à cidade.

A coreografia (confira o vídeo completo abaixo), que tem o nome de Efeito Cascata conquistou o prêmio de 1° Lugar na categoria grupo sênior da Dança Contemporânea.

Exatamente no dia em que completava seis meses da tragédia, os artistas representaram no palco todo o sofrimento e luta do povo mineiro e, principalmente, a dor dos parentes das pessoas que morreram na tragédia socioambiental da Vale e daqueles que tiveram suas vidas arrasadas com o rompimento das barragens em 25 de janeiro.

“Vários detalhes da dança remetem ao que aconteceu. O figurino trouxe os tons da lama e nos punhos, os bailarinos carregaram o verde e amarelo da nossa bandeira. Além disso, os movimentos foram inspirados na avalanche daquela cena terrível do rompimento da barragem”, contou o coreógrafo Alan Keller.

Divulgação Cia Jovem Paraopeba / Renata Ataíde

A coreografia teve início com 22 bailarinos no palco e terminou com 45 pessoas representando a cidade de Paraopeba no festival. O coreógrafo Alan Keller convidou integrantes da população ribeirinha que sofrem com o impacto da tragédia ainda hoje para compor o grupo durante a apresentação.

“Utilizamos a dança como mais um instrumento de sensibilização frente aos problemas constantes que parecem não ter fim, por isso o nome Efeito Cascata. Tínhamos o dever de contar essa história que mudou a vida de milhares de pessoas”, disse Alan.

A Cia Jovem de Paraopeba é conhecida por levar emoção ao público com temas fortes, tendo sido campeã em outra edição com um espetáculo que retratava a guerra na Síria. Essa é a terceira vez consecutiva que a companhia leva o primeiro lugar na categoria, considerada a mais avançada dentro da dança contemporânea, um fato que ainda não tinha acontecido no Festival.

Neste ano, a companhia também foi indicada como melhor grupo da competição e retornará aos palcos neste sábado (27), quando ocorrerá a Noite dos Campeões. Na última terça-feira, a Cia. Jovem de Paraopeba se apresentou em Joinville como convidada do Festival na Mostra Estímulo. Em 2018, o grupo levou o título com um trecho coreográfico do Kami-kaze 2 e dessa vez, ele retornou ao festival com o espetáculo completo. A casa ficou cheia para assistir ao espetáculo e os artistas foram aplaudidos de pé.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!