‘Horizontes à vista’: BHAZ conquista 1º lugar no 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo em Minas Gerais

premio sebrae
Esta edição premiação teve como tema ‘A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia’ (Reprodução/YouTube)

O BHAZ conquistou, pela primeira vez, a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo com a reportagem “Horizontes à vista“. A cerimônia de divulgação dos vencedores foi realizada durante a noite de hoje (7) de forma virtual. A produção – que aborda os desafios enfrentados pelo comércio de Belo Horizonte em meio à pandemia da Covid-19 – também foi reconhecida pelo Prêmio CDL/BH de Jornalismo no último mês.

Em sua oitava edição, a premiação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) teve como tema “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”. Ao todo, foram 556 trabalhos de todo o Brasil inscritos na categoria Texto, que acumulou o maior número de candidatos.

Para a escolha dos vencedores, foram avaliados aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, como: Empreendedorismo, Produtividade e Competitividade, Inovação e Startups, Inclusão Produtiva e Sustentabilidade, Transformação Digital, Políticas Públicas e Legislação, Acesso a crédito.

‘Horizontes à vista’

Os profissionais do BHAZ se mobilizaram na escrita de “Horizontes à vista” realizando um trabalho colaborativo que teve a participação de: Andreza Miranda, Giovanna Fávero, Jordânia Andrade, Moisés Teodoro, Roberth Costa, Salma Freua Assumpção, Sofia Leão, Thiago Ricci, Vitor Fernandes e Vitor Fórneas. A reportagem contou ainda com Augusto Pereira (programação), Bruno Lanza (ilustração), Moara Vilaça (design) e Maiara Monteiro (animação).

“Horizontes à vista” foi produzida às vésperas da capital mineira completar um ano da chegada do novo coronavírus. De lá pra cá, a cidade se esforçou e tem se esforçado para compreender tudo que mudou. No setor do comércio os desafios foram e continuam sendo grandes.

Em 2018, o portal também foi o grande vencedor da categoria Internet no Prêmio CDL/BH de Jornalismo, com a reportagem “Fave-lópoles: Comércio desmistifica pobreza e violência em aglomerados de BH“. No ano seguinte, ficou com segunda colocação com “Uberização da sociedade: apps democratizam economia de BH e criam novos desafios“. 

Vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Além da categoria Texto, também foram premiadas reportagens nos formatos de áudio, vídeo e fotojornalismo. Ao lado do BHAZ, a Rádio UFMG Educativa também garantiu o primeiro lugar com a reportagem sonora “Coronavírus pode levar ao fechamento de pequenos negócios”.

Na categoria Vídeo, a reportagem vencedora foi a “Essencial é sobreviver”, da Rede Minas. Já na última categoria, quem venceu foi o jornal Estado de Minas, com o trabalho “Volta aos tempos dos mascates e reinvenção na pandemia”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!