Contagem tem ato de moradores LGBTQI+ e iluminação na prefeitura

prefeitura contagem iluminada
Prefeitura de Contagem ganhou iluminação especial para esta noite (Dudu Fashion/Arquivo Pessoal)

Moradores de Contagem, na região metropolitana de BH, que fazem parte da comunidade LGBTQI+, se uniram para trazer mais visibilidade ao Dia do Orgulho LGBTQI+, comemorado nessa segunda-feira (28). O ato foi organizado pela sociedade civil e grupo político da juventude de Contagem.

Em luta por respeito à diversidade, principalmente quanto à orientação sexual e identidade de gênero, o grupo se reuniu em uma das praças da cidade segurando a bandeira do orgulho LGBTQI+ e uma faixa que dizia que homossexualidade não é doença.

Um dos participantes e organizadores do ato, o cabeleireiro Dudu Fashion, explicou que ainda há muito para se conquistar no país que mais mata pessoas LGBTQI+. “Se há 52 anos a revolta de Stonewall representou um verdadeiro marco em nossa história, exigindo o fim da violência contra a nossa comunidade, hoje, mesmo depois de conquistas significativas, ainda precisamos lutar por respeito as nossas vidas e aos nossos corpos”, conta.

“Vivemos tempos sombrios em nossa sociedade, onde tem sido necessário lutar contra o ódio todos os dias. Vivemos em um país onde o presidente coleciona falas homofóbicas, dando margem para que pessoas como ele se sintam no direito de praticar um crime.”

Um dos organizadores, Dudu Fashion, participou do ato em frente à lanchonete (Arquivo Pessoal/Dudu Fashion)

Prefeitura e Mineirão iluminados

Nesta semana, a Prefeitura de Contagem também decidiu iluminar a faixada da sede com as cores do arco-íris. As cores também tomaram conta da Casa de Cultura Nair Mendes, em favor do movimento. Ainda hoje, haverá outro ato em frente à prefeitura, onde, mais uma vez, será possível ver as luzes que representam inclusão e defesa de direitos da população LGBTI+.

Em BH, o Mineirão também manteve a tradição de iluminar todo o estádio. Pelas redes sociais, a administração disse: “As cores representadas na fachada são para lembrar da luta diária por respeito, dignidade e a vida. É por amor, é pela vida. A luta continua.”

“Estamos orgulhosos e conscientes da importância de ter, por exemplo, a cidade iluminada e colorida com as cores da nossa bandeira pela primeira vez na história de Contagem. Estamos na luta pois sabemos que uma sociedade melhor e mais justa só é possível com respeito, igualdade e amor”, afirma o cabeleireiro.

Iluminação na Prefeitura de Contagem (Arquivo Pessoal/Dudu Fashion)
Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!