Copasa é obrigada a devolver R$ 130 milhões para 300 mil clientes de BH e Contagem

água saindo torneira
Serviço foi cobrado na conta de água, mesmo sem ter sido realizado (Henrique Coelho/BHAZ)

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) vai ter que devolver aproximadamente R$ 130 milhões para cerca de 300 mil clientes de Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana. O motivo é a cobrança pelo tratamento de esgoto, sendo que o serviço não foi executado.

A decisão foi tomada após a conclusão de um processo administrativo pela Arsae-MG (Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário de Minas Gerais). A Copasa não poderá recorrer da decisão.

De acordo com a agência, alguns moradores da capital mineira e de Contagem deixaram de ter o esgoto tratado após o rompimento de um interceptor e da paralisação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Tudo isso aconteceu após as fortes chuvas registradas no fim de 2019 e começo de 2020.

A cobrança foi ilegal, conforme determinou a Diretoria Colegiada da Arsae-MG. Por conta disso, todos os usuários afetados vão ter que receber valores imediatamente pela cobrança indevida. A defesa da Copasa não foi aceita e o processo finalizado.

O BHAZ entrou em contato com a Copasa e solicitou uma nota da companhia sobre a decisão da Arsae-MG, mas ainda não recebeu o retorno. O texto será atualizado assim que o posicionamento for encaminhado.

Quem pode receber?

Para saber os valores das devoluções e verificar se você tem direito, é só procurar uma agência de atendimento da Copasa nos municípios. É preciso fazer o agendamento. Veja como realizá-lo:

  • Por meio dos canais digitais como o portal
  • O aplicativo Copasa Digital
  • Central de Atendimento pelo número 115

Para agendar um atendimento com a Copasa, a marcação de dia e horário precisa ser realizada por meio deste link ou pelo telefone 0800 0300 115.

Caso o cliente não tenha cadastro, ele fará um cadastramento simplificado para prosseguir com a solicitação. No link, o usuário pode ver o horário de atendimento da agência e os dias e os horários disponíveis.

Com Arsae-MG

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!