A Copasa realiza há mais de um mês manobras para garantir o abastecimento de água nas residências de BH. Segundo a companhia, o período de estiagem prolongado causou impactos na vazão natural do rio das Velhas, principal fonte da capital mineira. Agora, águas de lagos da Região Metropolitana de BH estão sendo usadas para aumentar o nível do rio.
Por meio do Grupo de Controle de Vazão do Alto Rio das Velhas (Convazão), ficou acordada a liberação do volume acumulado nos reservatórios das lagoas do Miguelão, das Codornas e dos Ingleses, localizadas em Nova Lima. A manobra iniciou no dia 20 de agosto, e foi realizada pela AngloGold Ashanti, que possui barramentos na região.
A água dos lagos foi redirecionada para dois córregos que alimentam o rio do Peixe, afluente do rio das Velhas.
A Copasa destacou ainda que a utilização das represas vai garantir a disponibilidade hídrica da bacia do rio das Velhas até o início do período de chuvas.
Estiagem e segurança hídrica
A empresa disse que está desenvolvendo projeto para a construção de um reservatório de acumulação de água na bacia rio das Velhas, com o objetivo de armazenar água no período das chuvas, regularizando a vazão no rio e ampliando a oferta de água para o sistema rio das Velhas durante os momentos de escassez. Não há previsão para o início das obras.
Veja algumas recomendações para evitar o desperdício de água:
- Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada;
- Abra a torneira apenas na hora de enxaguar;
- Use o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e vassoura para limpar a calçada;
- Tome banhos rápidos;
- Junte a roupa suja e lave somente duas vezes por semana;
- Reutilizar água da máquina de lavar;
- E preste atenção na tubulação do seu imóvel. Vazamentos desperdiçam muita água!