Pesquisar
Close this search box.

Corpus Christi: Saiba onde encontrar tapetes de serragem em BH

Por

Tapetes coloridos fazem parte da tradição de Corpus Christi (PBH/Divulgação)

Nesta quinta-feira (30), cristãos católicos de diversas partes do mundo celebram o Corpus Christi. Em BH, um dos momentos mais esperados é a procissão com um grande tapete de serragem confeccionado pelas ruas do Centro da cidade, unindo as igrejas Nossa Senhora da Boa Viagem e a São José.

A Prefeitura de Belo Horizonte realizará intervenções no trânsito para a celebração na avenida Afonso Pena. A região sofrerá alterações das 5h às 20h. Agentes da Unidade Integrada (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) vão monitorar o trânsito e orientar motoristas e pedestres na região.

A partir das 5h de quinta-feira (30) serão interditadas duas faixas de trânsito na Avenida Afonso Pena, entre a Avenida Carandaí e a Rua Espírito Santo (sentido Mangabeiras/Rodoviária), junto ao canteiro central, para a confecção do tapete de serragem. Após o término da confecção o trecho irá permanecer interditado.

Às 17h, será realizada a Missa na Catedral da Boa Viagem e o início da procissão está prevista para às 18h30, seguindo o percurso: Catedral da Boa Viagem, Rua Alagoas, Avenida Afonso Pena (sobre o tapete de serragem), acessando o Santuário São José. O término da procissão está previsto para às 20h, quando será iniciada a limpeza das serragens e a liberação das faixas de trânsito.

Na Catedral Cristo Rei, Igreja-Mãe da Arquidiocese local, haverá solene Celebração Eucarística, bênção do Santíssimo Sacramento. Também serão montados os coloridos tapetes de serragem, que trazem os símbolos da eucaristia.

Paróquias de Santa Luzia, Betim, Brumadinho, Sabará e outras cidades também terão programações especiais para a celebração. Veja os detalhes aqui.

Veja o cronograma das principais paróquias de BH

Catedral da Boa Viagem (30 de maio)

7h, 8h30, 10h, 11h, 13h e 15h – Celebração Eucarística 
17h – Celebração Eucarística / Procissão – Encerramento da 85ª Semana Eucarística | Pres. Dom Walmor Oliveira 
18h – Procissão Eucarística até o Santuário São José 
19h – Bênção do Santíssimo no Santuário São José 
Endereço: Rua Sergipe, 175 – Bairro Funcionários

Catedral Cristo Rei (30 de maio)

10h30 – Solene Celebração Eucarística
11h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento seguida de Bênção Solene do Santíssimo Sacramento.
12h – Almoço no convivum Cristo Rei.
Endereço: Rua Campo Verde, 165 – Juliana 

Santuário Arquidiocesano São José (30 de maio)

7h e às 8h – Missas
12h – Adoração ao Santíssimo
17h – Missa de Corpus Christi, na Igreja da Boa Viagem, seguida de procissão até o Santuário Arquidiocesano São José, finalizando com a exposição e bênção.
Endereço: Rua dos Tupis, 164, Centro, Belo Horizonte

Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (30 de maio)

10h30 – Missa Solene
18h – Santa Missa
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha, Belo Horizonte

O que é a celebração do Corpus Christi?

A expressão “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. Só que, diferentemente de outras celebrações cristãs, como a Páscoa ou o Natal, o Corpus Christi não tem raízes em algum acontecimento específico relatado na Bíblia Sagrada. De acordo com o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, a festa celebra a presença real de Cristo na Eucaristia.

“A festa de ‘Corpus Christi’ é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia é um dos Sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu Corpo… Este é o cálice do meu sangue… fazei isto em memória de mim’ (Mt 26,26). Assim, vemos que quem pediu que nós, ao longo dos tempos e da história, celebrássemos a Eucaristia foi o próprio Cristo”, pontua.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ