Covid-19: Estudantes fazem campanha de doação de sangue em BH

Doacao de sangue por estudantes de BH
A campanha ocorrerá entre hoje e sexta-feira (Nathalie Rajão + SMDE)

Em tempos de isolamento social, uma atitude solidária pode ajudar muitos. Nesta semana, alunos do Ibmec organizaram a Campanha de Doação de Sangue. A campanha visa reestabelecer o estoque sanguíneo do Hemominas. Entre hoje (14) e sexta-feira (18), os estudantes vão se mobilizar para conseguir o máximo de doadores possíveis.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o número de doadores de sangue caiu significativamente em Minas Gerais. Atualmente, os estoques estão, em média, 50% abaixo do ideal. Apenas o tipo sanguíneo AB positivo encontra-se em situação estável.

“A gente sentiu a necessidade de fazer essa campanha de motivação e conscientização. As pessoas precisam atentar para esse problema, que também é causado pela pandemia”, relata André Machado Barone, Presidente do IbSocial.

Participe

A campanha tem o objetivo de conscientizar e incentivar a doação por parte da população, ajudando as famílias necessitadas. As doações acontecem na Fundação Hemominas – Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia. O Hemominas vai reservar um intervalo de horário por dia para a doação.

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar descansado, alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

  • Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela Covid-19, com diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);
  • Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos por 14 dias após o último encontro com os que testaram positivo.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!