Covid: Bares e lojas ignoram decreto e clientes desprezam riscos em BH

lojas desrespeitam decreto bh
Centro comercial e lojas desrespeitam decreto (Reprodução/Redes sociais)

Bares, restaurantes e lojas de Belo Horizonte ignoraram a proibição determinada em decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), que passou a vigorar às 14h deste sábado (6). Clientes, por sua vez, ignoraram os riscos do momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus desde o início, há mais de um ano, e não se assustaram com a circulação de variantes e internação até de bebês e crianças. Com esse cenário, estabelecimentos foram “convidados” a fechar.

A Guarda Civil Municipal realizou, durante a tarde hoje, ações simultâneas no Mercado Central, no Centro Comercial do Edifício Maleta e na região dos bares da Avenida Amazonas. Segundo a assessoria de comunicação da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), a guarda precisou solicitar aos donos dos estabelecimentos que fechassem as portas, mesmo cientes do novo decreto que não autorizava, a partir das 14h, o funcionamento de serviços não essenciais.

Ainda de acordo com a PBH, os restaurantes e bares fecharam sem resistência. Em outro ponto da cidade, no Heliópolis, região Norte da capital, um centro comercial continuou funcionando normalmente no período da tarde. Lojas de celulares e de roupa ignoraram a proibição após às 14h e continuaram abertas no centro de compras – que estava até mesmo com fila de carros, na entrada e na saída.

A maioria das lojas do centro comercial continuou aberta (Reprodução/Redes sociais)

“Tava tudo aberto, só uma loja com portão entreaberto. E fila para entrar no centro comercial… Fila! Passei em um restaurante que também estava aberto… Tinha churrasquinho aberto, todas as lojas na rua Maria Amélia Maia [no bairro Heliópolis] funcionado, barbeiro, tudo aberto! Por aqui o povo não está fechando nada”, disse, por volta das 17h, ao BHAZ uma mulher que pediu para não ser identificada. “O mais impressionante é que tinha fila de carro na entrada e na saída”.

A PBH, questionada sobre a fiscalização a partir do vigor do novo decreto em outras regiões da cidade além das citadas acima, não respondeu quantos estabelecimentos foram fiscalizados nem mesmo quantos descumpriram a determinação do decreto. “A Guarda Civil Municipal está realizando ações de fiscalização neste final de semana”, disse, por nota (leia na íntegra abaixo).

Nessa sexta-feira, mesmo com o funcionamento ainda permitido, bares, restaurantes e até mesmo postos de gasolina foram flagrados cheios, com os protocolos desrespeitados: distância mínima ignorada, assim como o uso de máscara e o horário limite permitido. Cenas de desrespeito foram flagradas nas regiões Centro-Sul e Oeste da capital: como bares em avenidas como a Contorno, Prudente de Morais e Francisco Sá.

O que pode funcionar?

Afinal, o que é permitido a partir deste sábado na capital mineira? O decreto publicado hoje (6) no DOM (Diário Oficial do Município) estabelece que apenas os seguintes segmentos estão autorizados (nos horários determinados):

AtividadeFaixa de horário de funcionamento
Padaria e lanchonetes (vedado o consumo no local)5h às 22h
Comércio varejista de laticínios e frios7h às 21h
Açougue e Peixaria7h às 21h
Hortifrutigranjeiros7h às 21h
Minimercados, mercearias e armazéns7h às 21h
Supermercados e hipermercados7h às 21h
Artigos farmacêuticosSem restrição de horário
Artigos farmacêuticos, com manipulação de fórmulaSem restrição de horário
Comércio varejista de artigos de ópticaSem restrição de horário
Artigos médicos e ortopédicosSem restrição de horário
Tintas, solventes e materiais para pintura7h às 21h
Material elétrico e hidráulico, vidros e ferragemSem restrição de horário
MadeireiraSem restrição de horário
Material de construção em geralSem restrição de horário
Combustíveis para veículos automotoresSem restrição de horário
Comércio varejista de gás liquefeito de petróleo (GLP)Sem restrição de horário
Comércio atacadista da cadeia de atividades do comércio varejista da fase de controle5h às 17h
Agências bancárias: instituições de crédito, seguro, capitalização, comércio e administração de valores imobiliários10h às 16h (Horário de funcionamento válido para atendimento ao público)
Casas lotéricas10h às 16h (Horário de funcionamento válido para atendimento ao público)
Agência de correio e telégrafo10h às 16h (Horário de funcionamento válido para atendimento ao público)
Comércio de medicamentos para animaisSem restrição de horário
Atividades de serviços e serviços de uso coletivo, exceto os especificados no art. 2º do Decreto nº 17.328, de 8 de abril de 2020Sem restrição de horário
Atividades industriaisSem restrição de horário
Banca de jornais e revistasSem restrição de horário
Estabelecimentos que possuam estacionamento internalizado poderão fazer retirada no formato 
drive-thru
Sem restrição de horário

‘Números assustadores’

Ao anunciar o fechamento de BH, nessa sexta, o prefeito Kalil disse que os indicadores de monitoramento da pandemia apresentam “números absolutamente assustadores”.  “Vamos dizer o seguinte sem muita expectativa: voltamos à estaca zero”, afirmou o mandatário municipal ao comunicar a decisão tomada.

O último Boletim Epidemiológico e Assistencial, dessa sexta-feira (5), aponta que BH tem 116.419 diagnósticos positivos de Covid-19 e 2.815 mortes. O número de pacientes recuperados chegou a 107.777 e os em acompanhamento 5.827. Os leitos de UTI seguem com alta na ocupação e estão operando com 81% da capacidade. Os de enfermaria estão em 61,9%. O fator RT – média de pessoas que um infectado consegue contaminar – está em 1,16.

Taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid subiu para 81% (PBH/Divulgação)

Nota da PBH

“A  Guarda Civil Municipal está realizando ações de fiscalização neste final de semana, em função do Decreto Municipal  que estabelece o funcionamento apenas de serviços essenciais.

A ação foi realizada de forma simultânea no Mercado Central, no Centro Comercial do Edifício Maleta e na região dos bares da Avenida Amazonas. Não houve resistência e os estabelecimentos que estavam abertos se adequaram e fecharam as portas”.

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!