BH já tem esquema montado e pretende vacinar, em uma semana, todas as crianças de 5 a 11 anos

vacina criança
Ao todo, serão 193 mil crianças vacinadas em BH, segundo levantamento prévio da prefeitura (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com a expectativa da chegada de doses da Pfizer para iniciar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos na próxima semana, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou que já montou um esquema para garantir a imunização de forma ágil e segura. O objetivo da administração municipal é vacinar 193 mil crianças em apenas sete dias, conforme divulgado hoje (5). A vacinação depende, como de costume, da quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

O número projetado no esquema de vacinação diz respeito a todas as crianças da nova faixa etária que vivem em BH. “Se recebermos do Ministério da Saúde este quantitativo total de doses, vamos vacinar todas as crianças em sete dias”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado. Este plano prevê a vacinação das crianças de forma simultânea à das demais faixas etárias já convocadas para receber a dose de reforço.

Plano B

Caso o quantitativo de doses enviado pelo Ministério da Saúde seja inferior à quantidade de crianças de 5 a 11 na capital, o plano é fazer a convocação das crianças e aplicar o imunizante de forma escalonada, como vem acontecendo desde o início da vacinação contra a Covid.

“É muito importante que as crianças recebam a vacina antes do início das aulas. Sabemos que a primeira dose já oferece uma importante proteção. Estamos presenciando um aumento no número de casos de doenças respiratórias e quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação de vírus”, alerta o secretário de Saúde.

Vacinação infantil liberada

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira, a inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Segundo a pasta, o imunizante utilizado para proteger essa faixa etária será o da Pfizer e o primeiro lote de doses pediátricas deve chegar ao Brasil no próximo dia 13. No dia seguinte, as vacinas já poderão ser distribuídas aos estados.

Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, o país já encomendou 20 milhões de doses da vacina, que devem ser aplicadas no primeiro trimestre deste ano. Só em janeiro, 3,7 milhões de vacinas devem chegar ao país.

De acordo com o governo, a vacinação infantil dará prioridade às crianças com comorbidades, com deficiência, indígenas ou quilombolas. A imunização ocorrerá de forma decrescente (das mais velhas para as mais novas) e o intervalo entre as duas doses será de oito semanas (veja mais detalhes aqui).

Vacinados em BH

Belo Horizonte já atingiu a marca de 100% da população acima de 12 anos vacinada com primeira dose e dose única. Já com a segunda dose e dose única o índice chega a 93% – e 24,2% com dose de reforço ou dose adicional.

A atualização dos dados de vacinação foi realizada extraindo relatórios do sistema próprio do município, uma vez que o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações permanece indisponível para acesso ao banco de dados de vacinação contra a Covid-19.  

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!