Covid: Com indicadores de risco em queda, BH chega a 50% do público-alvo totalmente imunizado

centro bh
Índices baixos garantem funcionamento do comércio (Moisés Teodoro/BHAZ)

Belo Horizonte atingiu nesta quinta-feira (23), a marca de 50,1% do público-alvo totalmente imunizado contra a Covid-19. O marco significativo vem no mesmo dia em que os três indicadores de risco tiveram queda na capital. Os dados são do boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) no fim desta tarde.

De acordo com o levantamento, a capital já vacinou 1.158.492 pessoas com a segunda dose do imunizante e outras 59, 2 mil pessoas receberam a vacina da Janssen, de dose única. Isso representa 50,1% do público-alvo, que, conforme a PBH, inclui pessoas acima de 18 anos residentes na capital ou moradores de outras cidades que tomaram a vacina aqui.

Além desses, quase 2 milhões de pessoas receberam a primeira dose do imunizante – 82% do público total.

Indicadores em queda

Ainda nesta quinta, os três indicadores que monitoram a situação da pandemia em BH registraram queda. O fator Rt, que indica o número médio de pessoas que cada infectado consegue contaminar, é o único que está no nível amarelo, de atenção.

Ainda assim, de ontem (22) para hoje, esse número caiu de 1,07 para 1,06 – o nível verde é quando ele fica abaixo de 1.

Já os outros dois indicadores – taxas de ocupação de UTIs e de enfermarias – se mantiveram no nível mais controlado, com novos registros de queda. Entre as unidades intensivistas, a ocupação foi de 45% para 43,5%.

Nos leitos de enfemaria, a ocupação nesta quinta-feira foi de 30,5%. Ontem, esse índice estava em 30,6%. Tanto em UTIs como em enfermarias, o número inclui os leitos das redes pública e suplementar.

indicadores
Dois dos três indicadores estão no verde (PBH/Divulgação)
Giovanna Fávero
Giovanna Fáverogiovanna.favero@bhaz.com.br

Editora do BHAZ desde julho de 2021 e repórter desde 2019. Graduada em jornalismo pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2021, além de figurar entre os finalistas do prêmio Sebrae de Jornalismo também em 2021.

Comentários