Covid: PBH amplia consultas online e abre novo local para realização de testes

consulta online
Consultas online foram retomadas no início do mês e agora tiveram horário ampliado (PBH/Divulgação)

Para garantir assistência à população e reforçar o monitoramento da Covid-19 na capital, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) decidiu abrir um novo local para realização de testes, além de intensificar a oferta. A administração municipal também ampliou os horários do teleatendimento para pacientes com sintomas respiratórios, conforme anunciado hoje (27).

A partir desta sexta-feira (28), o novo ponto de testagem da população será a unidade Centerminas da Una. Com essa ampliação, a oferta somente em universidades da capital será de cerca de 600 testes por dia. Além disso, uma outra unidade da Una também vai oferecer o serviço, mas somente neste sábado (29). Trata-se do Centro Universitário localizado na avenida João Pinheiro, 580, no Lourdes.

O espaço vai funcionar exclusivamente no sábado, das 8h às 16h. Na data, serão ofertados 300 exames. Os horários para agendamento serão disponibilizados nesta sexta-feira (28), a partir das 16h.

Todas as marcações devem ser feitas por meio do portal da PBH ou pelo PBH App. O horário de atendimento nos locais em dias úteis é das 8h às 17h. Na capital, são ofertados testes nos 152 Centros de Saúde, nove UPAs, dois Centro de Doenças Respiratórias, além das quatro universidades.

Como agendar?

O cidadão que apresentar quadro gripal, estiver do primeiro ao sétimo dia de início dos sintomas e quiser agendar um horário para o teste, basta acessar o portal da prefeitura e realizar o cadastro no sistema com os dados, o que possibilitará o acesso para o agendamento.

Na sequência, basta digitar o CPF e data de nascimento e clicar em “entrar”. Após esse processo será possível a marcação, além da escolha de uma data, horário e local para realização do exame. As opções serão de acordo com a disponibilidade.

Após o agendamento o usuário receberá a confirmação por email com o nome da unidade escolhida para a realização do teste. É necessário ficar atento aos endereços de coleta. Confira a lista abaixo:

  • FAMINAS-BH: Avenida Cristiano Machado 12.001 – Vila Cloris.
  • Centro Universitário UNA: Avenida João Pinheiro, 580 – Lourdes.
  • UNA Linha Verde: Avenida Cristiano Machado, 11.157 – Vila Suzana.
  • UNA Centerminas: Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1.495 (4° andar) – União.

O resultado será repassado ao usuário cerca de 20 minutos após a coleta, pessoalmente, com as devidas orientações.

Ampliação de consultas online

Outra medida implementada pela PBH para reforçar o combate à Covid-19 foi a ampliação do horário do serviço de consulta online para casos de síndrome gripal, que foi reativado no início deste mês. O atendimento, que se encerrava às 18h, vai passar a acontecer de segunda a sexta-feira das 8h às 21h. O acesso é pelo portal da prefeitura ou pelo PBH App.

O programa já ofereceu 1.573 teleconsultas desde 6 de janeiro, quando foi retomado. Eram 60 atendimentos diários no início do programa, mas a oferta tem sido ampliada gradativamente, chegando a 130 teleconsultas em um dia. O serviço deve ser procurado por pessoas a partir de 18 anos que apresentam sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre.

Todos os moradores de BH cadastrados em Centros de Saúde na capital têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deve procurar a unidade de referência para realizar a inscrição. Os endereços estão disponíveis no portal da prefeitura.

Como consultar?

Para se cadastrar para uma consulta online, o processo também é por meio do portal da PBH. Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para escolha da data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede.

No dia e hora agendados, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais – CPF e data de nascimento – e terá acesso à consulta por vídeo. De acordo com o diagnóstico levantado, ele poderá receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento que seguirá escaneada no email de cadastro informado. Com a impressão da receita, o paciente poderá buscar o medicamento no Centro de Saúde de sua área de abrangência.

Os pacientes com síndrome gripal com critérios de risco seguirão ainda em telemonitoramento, por telefone, pela equipe da unidade de atendimento que irá ligar a cada 48h, de acordo com a indicação médica, para avaliar a evolução dos sintomas relatados na teleconsulta.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!