Criança de 10 anos morre intoxicada ao fazer ‘desafio do desodorante’ em BH

menino morre após inalar desodorante aerossol
A mãe de João Victor o encontrou desacordado dentro de um guarda-roupa na casa da família (Lorraine Mapa/Acervo pessoal + Reprodução/Google Street View)

Um menino de dez anos morreu por intoxicação, na noite dessa quinta-feira (25), após inalar um desodorante aerossol em casa. João Victor Santos Mapa participava de um “desafio” de internet quando perdeu a consciência dentro de um guarda-roupa.

O caso foi registrado no bairro Pirajá, na região Nordeste de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, o menino brincava com os irmãos e, ao notar o sumiço, a mãe decidiu procurá-lo. Ela o encontrou dentro do armário, já desacordado.

A família chamou o resgate, mas um médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel) constatou a morte no local.

Em nota ao BHAZ (leia abaixo na íntegra), a Polícia Civil informa que, a princípio, não há indícios de violência no corpo do menino. A corporação investiga causa e circunstâncias da morte.

‘Escondia para ele não fazer’

Ao BHAZ, Lorraine Caroline Mapa, de 32 anos, conta que tudo aconteceu muito rápido: para ela, como se fosse em cinco minutos. Ela explica que já havia visto postagens sobre o desafio que vitimou o filho e, inclusive, o alertava. A dona de casa chegava a esconder o tubo de desodorante para evitar a “brincadeira”.

“Ele já tinha feito algumas experiências, de esguichar na mão. E eu tenho uma criança autista em casa, que também estava com essa mania. Então eu escondia. Ontem, por acaso, não deu tempo de guardar, e aconteceu no guarda-roupa”, recorda.

Mãe faz apelo a outros pais

Lorraine conta que estava na sala com os outros filhos quando notou a ausência de João Victor. Ela assistia à televisão com as crianças e eles tomavam café da tarde quando o menino foi para o quarto. Em dado momento, ela chamou por ele e ele não respondeu.

“Eu só queria dizer para os pais ficarem muito atentos, porque é uma coisa que a gente não espera. Tem que ficar muito atento ao conteúdo que eles acessam na internet, porque nem celular meu filho tinha”, lamenta Lorraine.

A mãe de João Victor acredita que ele tenha descoberto o desafio na escola ou com outras crianças, mas não imaginava que as consequências seriam tão graves.

“Era uma criança esperta, inteligente, muito ‘pra frente’. Ter acesso a esse produto é muito complicado, tem que ter muito cuidado mesmo. Isso levou a vida do meu filho”.

O velório de João Victor será às 13h de hoje (26), no Cemitério Parque Terra Santa, em Sabará, na região metropolitana de BH.

Nota da Polícia Civil na íntegra

“Assim que acionada, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deslocou a perícia ao local dos fatos onde foi localizado o corpo de uma criança de 10 anos. A princípio, não há indícios de violência e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette, onde foi submetido a exames e liberado aos familiares. A causa e circunstâncias da morte serão investigadas.”

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Asafe Alcântara[email protected]

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas.
Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!