Crianças com câncer são constrangidas por gerente de fast-food em shopping de BH: ‘E essas pessoas?’

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Renata Medeiros conta que algumas crianças com câncer que participam de um projeto que ela conduz há nove anos foram discriminadas no local (Reprodução/Google Street View)

O aniversário de 48 anos de uma administradora de Belo Horizonte se transformou em um grande constrangimento na última semana. Ao BHAZ, Renata Medeiros conta que algumas crianças com câncer que participam de um projeto que ela conduz há nove anos foram discriminadas em uma rede de fast-food. Tudo ocorreu em um shopping localizado na região Leste de Belo Horizonte. Na ocasião, a gerente do estabelecimento teria agido de forma grosseira com os convidados de Renata.

“No dia 30 foi o meu aniversário, e como eu tenho esse projeto social que atende pessoas com câncer, eu escolhi comemorar com as crianças em tratamento. Fui perguntar pra elas o que elas queriam fazer e elas disseram que queriam ir ao shopping comer sanduíche. Muitas delas nunca tinham ido”, relata ela.

Quando estava na fila fazendo o pedido, a administradora percebeu a presença de uma funcionária na mesa onde estavam as crianças, de 4 a 15 anos, com suas mães. Ela então foi verificar o que estava acontecendo. “Cheguei lá e ela estava chamando a atenção das mãezinhas porque elas juntaram as mesas. Mas ela não foi educada, já chegou xingando”, conta Renata.

Depois que propôs voltar as mesas para o lugar e, assim, resolver o mal entendido, a administradora conta que a funcionária foi grossa mais uma vez. “Ela disse que não precisava, que as câmeras estavam gravando tudo e que se caso acontecesse alguma coisa eu que seria responsabilizada”, disse.

‘E essas pessoas?’

Renata conta que esse foi apenas o começo do desentendimento. Tudo pirou quando ela voltou para a fila e percebeu que a gerente estava, mais uma vez, chamando a atenção dos seus convidados.

Dessa vez, o problema era com o refil de refrigerante, que os clientes podem consumir livremente durante 30 minutos. “Ela veio falar que a gente poderia consumir todo o refrigerante da máquina se ela não avisasse. Eu falei: ‘moça, se precisar eu compro todo o refrigerante da máquina, não tem problema. Só quero que vocês tratem com respeito'”, conta Renata.

A administradora ainda acrescenta que a funcionária se referiu às crianças em tratamento com desdém. “Quando eu disse que já tinha ido no shopping e que sabia como funcionava o refil, ela disse: ‘Você tudo bem, mas e essas pessoas?’. Quando ela falou isso foi muito pesado, pois ela estava lidando com crianças e crianças muito humildes”, lamenta.

‘Faz o que quiser’

Para comemorar o aniversário em grande estilo, Renata ganhou um bolo de uma das convidadas. A ideia era que todos pudessem cantar parabéns na praça de alimentação, mas ela ficou com receio de a gerente não gostar. A administradora então foi perguntar se era permitido.

“Quando levantei pra chamar, ela tava voltando com um balde e uma vassoura na mão, limpando o lugar que a gente tava. Ficou de costas pra mim, eu a chamei e ela não virou. Da terceira vez eu disse que se ela não me desse atenção eu iria chamar a polícia. Foi quando ela me ouviu”, conta.

Mas ao questionar a gerente sobre os parabéns, a cliente conta ter recebido uma nova investida da funcionária. “Ela só respondeu: ‘Agora que você já estragou meu dia, você faz o que quiser’. E foi embora. Fiquei sem entender o porquê de tanta raiva”, desabafou Renata, que ainda confessa ter ficado muito chateada com a situação.

“Foi muito constrangedor. As crianças a gente conseguiu distrair, depois a gente levou eles pra piscina de bolinhas, onde foram todos muito bem tratados. Ainda não fiz nada, não fiz um boletim de ocorrência, nem procurei a administração do shopping. Só falei sobre isso no Stories do Instagram do projeto, pois foi muito triste, foi vergonhosa a atitude dela”, acrescenta.

O que diz o shopping?

Ao BHAZ, o shopping Boulevard BH disse repudiar “qualquer atitude discriminatória”, já que “no shopping todos são bem-vindos”. “A orientação do empreendimento é de que o cliente tenha aqui sua melhor experiência e, por isso, a administração fez contato com a cliente para ouvi-la, imediatamente ao ser comunicada, acompanhando o caso de perto”, declarou.

Já o Burger King disse, em nota, “que está em contato com a consumidora para as tratativas” e ainda reforça “que está sempre em busca de oferecer as melhores experiências aos consumidores e que, em seus restaurantes, todos são bem-vindos”.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

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