‘Foi fantástico’: Crianças fazem manifestação por mais tempo de recreio em escola de BH – e conseguem!

aumenta recreio
Cartazes foram feitos para reivindicar mais tempo de recreio (Reprodução/@lovesucks/Twitter)

Uma manifestação inusitada chamou a atenção de professores e da direção de uma escola do bairro Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Um grupo de alunos de 8 anos reivindicou pedindo o aumento no tempo de recreio. Cartazes e palavras de ordem mobilizaram outras crianças a participar.

Nas redes sociais, uma funcionária publicou algumas fotos dos cartazes feitos pelos estudantes. “Estão reivindicando o aumento do recreio”. O BHAZ conversou com a professora Fernanda Xavier para entender tudo que aconteceu na escola.

“Estou trabalhando o gênero de cartaz com as crianças e mostrando que é uma forma de se comunicar. A reivindicação veio a partir deles e foi fantástico”, explica a professora. Fernanda relembra o momento em que uma aluna mostrou o cartaz com a reivindicação.

“Cheguei para dar aula e uma aluna me disse: ‘Professora você nos ensinou a fazer cartaz e a gente fez um. Vou te mostrar’. Depois que me mostrou ela e outros começaram a gritar: ‘Aumento de recreio”, lembra. A atitude mobilizou outros estudantes que também ficaram interessados em produzir cartazes.

A criançada deixou a criatividade livre e, em um dos cartazes, a turma chegou a recorrer ao patrono da educação brasileira. “Uma das alunas disse que ia colocar Paulo Freire revirando no túmulo: ‘Até ele vai querer aumentar nosso tempo de recreio'”, conta Fernanda.

protesto paulo freire
Alunos recorreram a Paulo Freire no protesto (Reprodução/@lovesucks/Twitter)

Objetivo alcançado

A pandemia do novo coronavírus mudou a realidade da escola. Antes, os alunos tinham 30 minutos de pátio, conforme conta a professora Fernanda. “Agora as turmas não podem se encontrar. O tempo reduziu para 15 minutos. Eles lancham na sala e depois descem”, explica.

O protesto surtiu efeito e teve um final feliz para os alunos: “Conseguimos chegar em um acordo e eles vão ter 30 minutos de pátio três vezes por semana. Eles estão alucinados com a conquista da reivindicação”.

O tempo adicional, na visão da educadora, será essencial para o desenvolvimento das crianças. “Foi um protesto que surtiu efeito”, finaliza.

Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!