Em meio às polêmicas sobre o uniforme da delegação brasileira para as Olimpíadas de Paris, um nome se destaca positivamente: Tainá Lima, conhecida como Criola. A artista, natural de Belo Horizonte, é a mente criativa por trás dos uniformes da equipe brasileira de skate, usados pela medalhista de bronze Rayssa Leal e suas colegas Pâmela Rosa e Gabriela Mazetto.
Formada em design de moda pela UFMG, a artista uniu sua paixão pelo universo esportivo à arte urbana, criando peças que dialogam com a cultura afro-brasileira e a estética streetwear. O uniforme das atletas brasileiras foi produzido em parceria com a Adidas e a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk).
Nas redes sociais, Criola compartilhou detalhes do processo de criação e celebrou a conquista de Rayssa Leal: “Lugar de mulher é no pódio em todos os lugares! Parabéns, Rayssa Leal! Muito feliz de ter criado os uniformes da seleção brasileira de skate para as Olimpíadas de Paris em parceria com a Adidas e a Confederação Brasileira de Skateboarding”, escreveu.
Obras em BH
Conhecida por suas criações vibrantes e únicas, a artista tem obras expostas em diversos pontos turísticos de Belo Horizonte. Seus trabalhos são marcados por fundos geométricos na forma de losangos e uma paleta de cores intensas. Atualmente, ela é considerada como uma porta-voz da nova geração de artistas visuais femininas que utilizam o graffiti como ferramenta de afirmação e empoderamento negro.










