CURA convoca artistas para pintura de novo painel no centro de BH; saiba como se inscrever

CURA
A partir de domingo (12), os organizadores vão selecionar um artista para pintar uma empena de aproximadamente 650m no centro da capital (Bruno Figueiredo/CURA)

Quem anda por Belo Horizonte percebe que a cidade respira arte a cada esquina. São dezenas de pinturas e outras manifestações culturais que colorem e dão vida à prédios, avenidas e espaços públicos. E se você é artista e tem o sonho de ver seu trabalho estampado no centro de BH, não pode perder essa oportunidade: a partir do próximo domingo (12), o CURA (Circuito Urbano de Arte) abre a convocatória para o maior festival de arte urbana do país.

O Circuito vai ser realizado em Belo Horizonte entre os dias 21 de outubro e 02 de novembro. Para isso, os organizadores vão selecionar um artista para pintar uma empena de aproximadamente 650m, localizada no centro da capital mineira.

Serão aceitas inscrições individuais ou de coletivos, sendo que cada concorrente poderá enviar uma única proposta de desenho. Podem participar da convocatória todas as pessoas acima de 18 anos e residentes no Brasil.

Os candidatos devem preencher um formulário disponível no site do CURA até o dia 26 de setembro. O resultado será divulgado em 10 de outubro.

Celebrando a Amazônia

Em 2020, o CURA alcançou a marca de 18 obras de arte em fachadas e empenas, sendo 14 na região do hipercentro de BH e quatro na região da Lagoinha. Formou-se, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro.

Para Janaina Macruz, uma das curadoras do circuito, a edição deste ano é um gesto de memória. “Por tentarem apagar nossa história, invisibilizar nossos mortos, invocamos os guardiões da cultura e da vida. Se na dimensão terrena estamos em luto, o encantamento das ruas continua”, ressalta.

Seguindo o fluxo da avenida Amazonas, o festival esse ano aborda a importância seminal desse rio, das águas e das florestas, bem como a dos povos originários da América do Sul. O CURA este ano vai para outra dimensão; vamos acessar outras camadas da existência e compreender a fé sob a perspectiva transreligiosa”, acrescentou a idealizadora Priscila Amoni.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!