Projeto oferece 50 vagas gratuitas para curso preparatório do ENEM

Divulgação/Agência Brasil

Estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública podem se inscrever até o dia 26 de julho no projeto Sou Crânio para concorrer a uma vaga gratuita em curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto tem como objetivo proporcionar aos jovens a conquista da tão sonhada vaga em uma universidade federal ou a conquista de bolsa de estudo em instituições privadas. Também podem concorrer às vagas aqueles que já formaram pela rede pública. As inscrições são realizadas apenas pelo site do Projeto. Estudantes aprovados no Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não podem se inscrever.

Para Gabriel Bitarães, idealizador do projeto, a ideia surgiu devido à grande desigualdade existente para que as pessoas tenham oportunidade de realizar aquilo que tanto almejam. “Sabemos que a educação é transformadora e que possibilita a concretização dos sonhos. Por anos, pensei em como materializar um projeto de cunho social, e agora chegou a vez de torná-lo realidade”, disse.

As aulas serão ministradas a partir do dia 5 de agosto no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça da Estação, região Central de Belo Horizonte, aos sábados das 9h às 18h. Um sorteio será realizado para definir quais serão os 50 alunos que realizarão o curso, que terá duração até o dia 28 de outubro. Após o sorteio, será feito um questionário socioeconômico para comprovar a vulnerabilidade social do estudante.

Os alunos receberão gratuitamente o material didático e poderão ficar com ele após o término do curso.

O projeto tem sua equipe formada por graduandos e ex-alunos do técnico integrado ao ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Caso alguém deseje fazer parte da equipe, pode inscrever-se para trabalhar voluntariamente.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!