Decisão da Unesco sobre título de patrimônio da humanidade para Pampulha foi adiada

pampulha patrimonio da humanidade
Reprodução/EBC

A decisão que definirá se o Conjunto Arquitetônico da Pampulha será ou não patrimônio cultural da humanidade foi suspensa. O comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), responsável pela concessão do título, confirmou a informação neste sábado (16). A medida foi tomada em razão de uma tentativa de golpe militar que eclodiu na Turquia, nessa sexta-feira (15), uma vez que a 40º sessão do Comitê de Patrimônio Mundial está sendo realizada em Istambul, capital do país euroasiático.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, a sessão não será retomada neste sábado, já que a equipe da Unesco recebeu determinação para ficar nos respectivos hotéis.

Uma equipe da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte também está em Istambul. No entanto, a reportagem do Bhaz não conseguiu contanto com o órgão na manhã deste sábado.

Golpe militar na Turquia

O Estado-Maior do Exército da Turquia anunciou nesta sexta-feira (15) que havia tomado o controle do país em um golpe contra o primeiro-ministro Binali Yildirim e o presidente Recep Tayyip Erdogan.

Por volta das 22h da sexta-feira, tiros foram ouvidos em Ancara, capital do país, onde caças faziam voos rasantes e helicópteros militares tomavam os céus. Em seguida, foram fechadas as duas pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, no sentido Ásia-Europa – no caminho inverso, o tráfego seguiu fluindo.

No entanto, ainda na sexta-feira, o ministro do interior da Turquia, Efkan Ala, afirmou que a tentativa de golpe de estado no país foi repelida pelas forças leais ao presidente Recep Tayyip e ao primeiro-ministro Binali Yildirim. Segundo Ala, os líderes da revolta foram presos e a situação “está largamente sob controle”

Quase 200 pessoas morreram na tentativa de golpe militar de Estado.

Com Agência Brasil.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!