Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em BH até segunda-feira

umidade do ar
A meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, explica que nesta sexta-feira (29) a umidade do ar deve ficar abaixo dos 20% (Moisés Teodoro/BHAZ)

A umidade relativa do ar em Belo Horizonte vai permanecer em baixa neste fim de semana. Alerta emitido pela Defesa Civil da capital mineira nesta quinta-feira (28) informou que uma massa de ar seco deve deixar o índice em torno de 30% até às 18h de segunda-feira (1°).

Ao BHAZ, a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Anete Fernandes, explica que os moradores da capital devem redobrar os cuidados nesta sexta-feira (29), quando a umidade do ar deve ficar abaixo dos 20%. Ainda segundo ela, o índice só deve apresentar um aumento a partir de domingo (31).

“Com a massa de ar seco que atua sobre a região Sudeste e Centr-Oeste, a tendência é que a temperatura máxima suba um pouco e que a umidade decline consideravelmente. Amanhã, os termômetros devem chegar aos 28°C aqui na capital”, explicou.

No sábado, a temperatura em Belo Horizonte deve ficar entre os 14°C e os 27°C. Já no domingo, os termômetros devem registrar uma mínima de 12°C e máxima de 25°C. Anete acrescenta, ainda, que por enquanto não há previsão de chuva na capital mineira.

Cuidados

Para manter a saúde em dia nessa época do ano, a Defesa Civil recomenda uma série de cuidados, como hidratar-se bem durante o dia, dar preferência a alimentos leves e frescos e evitar frituras. Também é recomendado dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou, ainda, com uma bacia com água.

Além disso, é necessário evitar e atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas e também fugir de banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista; ⠀

Emissão de alertas

De acordo com a Defesa Civil, os moradores da capital mineira podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do InstagramTwitterFacebook e pelo canal público do Telegram no endereço defesacivilbh. O serviço não tem custo.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!