Temporal em BH pega moradores de surpresa e Defesa Civil alerta para risco de granizo

chuva bh
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de fortes chuvas e granizo, válidos para as próximas horas (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Os belo-horizontinos que precisarem sair de casa na tarde desta terça-feira (30) terão que ficar atentos. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de fortes chuvas e granizo, válidos para as próximas horas. Até o momento, a região da Pampulha e a regional Nordeste são as áreas mais “castigadas” pela chuva, com um volume de água que chega até a 5 mm.

Ainda segundo o órgão, a possibilidade de temporais com raios e rajadas de vento se mantém até às 8h de amanhã (1°). Confira as recomendações para evitar acidentes durante as chuvas fortes:

  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;⠀
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;⠀
  • Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;⠀
  • Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;⠀
  • Procure estacionar em um local seguro e coberto.

‘Chuva assustadora’

O “pé d’água” desta tarde pegou muita gente de surpresa. Nas redes sociais, diversos moradores de Belo Horizonte reclamaram da mudança brusca de tempo. “Presságio do fim mundo em BH, super tranquila essa chuva”, ironizou uma pessoa.

“Chuva gostosa no centro de ‘BH city’, e eu estou sem sombrinha. MARAVILHA”, reclamou outra usuária do Twitter. Para evitar ser surpreendido pelos temporais, os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas da Defesa Civil por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!