Delegado que matou motorista de reboque foi condenado a 21 anos de prisão

28/08/2024 às 19h00 - Atualizado em 28/08/2024 às 19h02
(Marcelo Almeida/TJMG)

O delegado Rafael Horácio, acusado de matar a tiros o motorista de reboque Anderson Cândido de Melo, foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado nesta quarta-feira (28).

O julgamento do réu teve início nessa terça-feira (27) e foi finalizado na tarde de hoje. Na decisão, a juíza considerou ainda a reincidência do acusado já condenado por crime semelhante, o de disparo em via pública.

Horácio também perdeu o direito de atuar como delegado. Ele deve continuar detido na Casa de Custódia da Polícia Civil durante a fase de recurso da decisão.

‘Dor não vai passar’, diz viúva

Em conversa com o BHAZ, a viúva da vítima diz estar aliviada com a chegada do julgamento. “É uma sensação de alívio porque demorou, mas graças a Deus chegou. Essa dor vai ser um pouco amenizada, mas ela não vai passar, porque sabemos que o meu esposo foi morto covardemente”, declarou Maria Regina de Jesus.

O advogado Fernando Magalhães, que defende Rafael de Souza, mantém o posicionamento apresentado ainda em julho de 2022, alegando que o réu agiu em legítima defesa. “Estamos em busca da Justiça. De estabelecer pontos essenciais que deixaram de ser explorados por uma ausência de completude da perícia na reprodução simulada”, apontou. “Lógico que lamentamos a morte do Anderson. Ninguém queria este fim”, complementou.

Do outro lado, o advogado Raphael Nobre, assistente de acusação que representa a família da vítima, questiona a versão da defesa. “Nós queremos demonstrar aos jurados o que aconteceu. Um assassinato sangue frio por um motivo extremamente fútil, que foi uma briga de trânsito. O delegado alega que houve uma fechada no trânsito, mas não existe prova disso nos altos”, declarou.

Relembre o caso

Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Rafael de Souza Horácio é acusado de atirar e matar Anderson Cândido de Melo em 26 de julho de 2022, em Belo Horizonte. Os dois teriam se envolvido em uma briga de trânsito na avenida do Contorno, sentido Barro Preto.

De acordo com a ocorrência, por volta das 14h30, o delegado Rafael Horácio teria ligado para o Denarc (Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico) e informado sobre o ocorrido.

Quando os policiais civis chegaram ao local, a Polícia Militar estava prestando socorro a Anderson Cândido de Melo, encaminhado ao Hospital João XXIII. Ele não resistiu aos ferimentos.

Na época, Rafael contou que estava dirigindo quando a vítima teria “fechado” sua viatura, que não estava caracterizada, duas vezes. Depois, o motorista de reboque teria jogado o veículo contra a traseira da viatura, ainda segundo o relato do delegado.

O policial contou que saiu do carro e usou do que chamou de “o único meio que possuía para cessar a iminente agressão”, atirando em direção ao centro do para-brisa do caminhão, e atingindo Anderson Cândido. A vítima, de 48 anos, chegou vivo ao hospital e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ