Derrubada de decreto que regulamenta aplicativos gera debate entre vereadores

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) iniciou os trabalhos de 2018 na tarde dessa quinta-feira (2). Como era aguardado a derrubada do decreto que regularizava os aplicativos de transporte de passageiros na capital foi tema das discussões entre os vereadores.

O líder de governo vereador Léo Burguês (PSL) afirmou que acredita que a Prefeitura de Belo Horizonte irá recorrer da decisão. Desde o começo desta semana que a Justiça derrubou o Decreto 16.832/2018 que regulamentava o serviço.

Um mandado de segurança foi aberto pelo vereador Gabriel Azevedo (PHS) onde era argumentado a ilegalidade do decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kalil, que é do mesmo partido do vereador. Gabriel alega que o Executivo deveria ter enviado um Projeto de Lei para que a Casa Legislativa discutisse.

“O prefeito passou a campanha toda dizendo que abriria a caixa preta da BHTrans, mas agora quer delegar a gestão e regulamentação dos aplicativos a essa empresa?”, questionou o vereador.

Os 24 vereadores da base de governo na Câmara reuniram na sala de interlocução da Presidência e afirmaram apoio ao decreto publicado pela Prefeitura, amparados por cartas enviadas pela Uber, pela 99 e pelo sindicato dos taxistas (Sincavir), que atestam o acordo entre as categorias.

Em coletiva à imprensa, o presidente da Câmara, vereador Henrique Braga (PSDB), defendeu a regulamentação dos serviços de transporte particular por aplicativos.

Ele entende que isso já é uma prática consolidada na cidade e que a normatização pode gerar maior organização e segurança na prestação do serviço, assim como garantir arrecadação de tributos para BH.

Da Redação Bhaz com CMBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!