Desiludido com a política, vereador mais antigo de BH desiste da carreira: ‘não me sinto mais à vontade’

“As pessoas me perguntam se eu já estou preparando o meu filho para entrar na política. A verdade é que estou preparando-o para não entrar”. Com essas palavras, o vereador mais antigo da Câmara Municipal de Belo Horizonte – com nada menos do que 24 anos consecutivos de Casa – anuncia à Bhaz que largará o exercício parlamentar após se desiludir com a política. Pela primeira vez desde 1992, o eleitor belo-horizontino não terá a opção “Professor Ronaldo Gontijo” para escolher na urna eletrônica.

“Não tenho me sentido mais à vontade”, desabafa. “Acho que a questão legislativa depende de um debate mais profundo, e o atual modelo foi se desqualificando. Por isso chegamos onde estamos”, afirma o presidente do diretório municipal de Belo Horizonte do PPS.

Com a decisão, Ronaldo Gontijo deixa o caminho livre para Alexandre Gomes e Silvinho Rezende, ambos do PSB, assumirem o posto de vereador mais experiente em BH no próximo ano – hoje, os três são os mais antigos da Casa.

Ronaldo Gontijo durante a campanha eleitoral de 2012 (Divulgação/Ronaldo Gontijo/Facebook)
Ronaldo Gontijo durante a campanha eleitoral de 2012 (Divulgação/Ronaldo Gontijo/Facebook)

Mas, após mais de duas décadas destinadas à política da capital mineira, Ronaldo Gontijo garante que não perdeu todas as esperanças na atividade. “Quero me dedicar agora à presidência do PPS, atuar nas articulações e filiações”, planeja. Se manter à frente do partido foi a forma que o vereador encontrou para tentar consertar o que avalia estar “desqualificado”.

“Tenho me reunido com mais de 12 pré-candidatos pelo PPS somente na região do Barreiro. Ainda não definimos um nome, mas saíra do PPS”. Dessa forma, o parlamentar ataca justamente o que mais critica do atual modelo político, a pulverização.

Ronaldo Gontijo ficou conhecido pelas questões educacionais e de saúde durante sua atuação por quase 24 na Câmara Municipal – e mantém essas pautas até hoje. “A universalização do ensino infantil, por exemplo, que é uma pauta que tem de ser discutida aqui, não teria eco dentro do parlamento. Isso porque o que importa é tão somente a permanência no poder”.

Professor Ronaldo Gontijo é natural de Abaeté, na região Central do Estado, e, entre outras leis, foi autor da Lei do Planejamento Familiar, da Lei do Pagamento Parcelado de Multas de Trânsito e da Lei dos Elevadores.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!