Detento ateia fogo em colchão de presídio na Grande BH e mais de 10 colegas de cela ficam feridos

incêndio presídio
Com o apoio dos bombeiros e do Samu, 12 detentos precisaram ser encaminhados para hospitais (CBMMG/Divulgação)

Ao menos 12 detentos ficaram feridos na tarde de hoje (4) durante um incêndio provocado no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BH. Segundo a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), as chamas começaram depois que um presidiário ateou fogo em um colchão dentro da sua cela. De acordo com a secretaria, no local haviam 18 detentos.

“Apesar da imediata ação de contenção por parte dos Policiais Penais, as chamas se alastraram rapidamente em virtude do vento, causando mal aos demais 17 ocupantes da cela em que ele se encontrava. Os presos inalaram fumaça e outros sofreram queimaduras”, explicou a secretaria em nota enviada ao BHAZ.

Com o apoio dos bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), 12 detentos precisaram ser encaminhados para hospitais de Belo Horizonte e de Ribeirão das Neves devido a inalação de fumaça ou queimaduras.

“Entre os que sofreram queimaduras, cinco foram transportados de forma aérea, pois os casos são mais graves. Os seis custodiados restantes foram atendidos pela equipe médica da própria unidade prisional”, esclarece a secretaria.

‘Não se trata de rebelião’

Ainda segundo a Sejusp, nenhum servidor da penitenciária ficou ferido durante o incêndio. Agora, o estado de saúde dos detentos atingidos pelas chamas será acompanhado pelo Depen-MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais).

Sobre as causas do incêndio, a secretaria descartou a possibilidade de uma rebelião e disse que a ação já foi controlada pelos policiais penais. “A direção do presídio irá instaurar um procedimento interno de investigação para apurar administrativamente o fato”, conclui.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!