‘Dia D’ para combater dengue em BH e no estado acontece neste sábado

dia d combate dengue bh
A Prefeitura de BH realiza, neste sábado (24), o Dia D para combater ao Aedes aegypti, que gera doenças como dengue, zika e chikungunya (Adão de Souza/PBH)

A Prefeitura de BH realiza, neste sábado (24), o Dia D para combater o Aedes aegypti, que gera doenças como dengue, zika e chikungunya. As ações de prevenção vão acontecer em todas as nove regionais da capital mineira. O município aderiu à campanha, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Entre as atividades realizadas, a PBH vai intensificar as vistorias dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em imóveis. Tudo para eliminar possíveis focos de criação do mosquito.

O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias, e o secretário estadual de Saúde de MG, Fábio Baccheretti, vão estar na Zona Leste a partir de 9h para acompanhar os trabalhos.

+Quais são os sintomas da dengue? Saiba como identificar a doença+

Durante o Dia D de combate a dengue, os agentes vão orientar os moradores de BH sobre como agir para prevenir a proliferação da doença. Também serão aplicados biolarvicidas, que ajudam a eliminar um foco já existente.

Mas a participação da população continua sendo fundamental. Isso porque o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) apontou que 86,9% dos focos estão dentro das casas.

Desses, a maioria estão em pratinhos de plantas (33,1%), em inservíveis (21% – embalagens de algum produto) e em recipientes domésticos (8,9%).

Diante do aumento significativo de casos da doença por todo o país, é preciso redobrar os cuidados no combate à dengue. De acordo com a Agência Gov, são necessários apenas 10 minutos diários para garantir a segurança de cada cidadão e prevenir a proliferação do mosquito.

Clique aqui e veja 10 passos para combater a dengue em casa.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!