Se você ainda não comprou um presente pro Dia das Mães, respira fundo: ainda dá tempo. Durante a Bienal Mineira do Livro 2025, o Portal BHAZ convidou autores, editores e diretores para compartilharem dicas de leitura que têm tudo a ver com afeto, inspiração e cuidado — opções diversas para presentear sua mãe neste domingo (11). (Veja o vídeo abaixo).
A editora Betânia Figueiredo indica o livro “Mulheres na Ciência e no Cinema”, dos autores Ana Carolina Vimieiro Gomes e Gustavo Rodrigues Rocha, que analisa produções cinematográficas sobre a ciência com foco em histórias de mulheres e nos debates sobre gênero. O livro contém análises de vinte filmes em que mulheres, sujeitos ou objetos da ciência, são as protagonistas dos enredos.
A jornalista, escritora e editora Leida Reis indica os livros: “Carta para Minha Mãe”, que reúne textos diversos feitos especialmente para o Dia das Mães, e “Agora Você Pode”, da autora Carla Elage — indicado para mães empreendedoras e que querem desenvolver o autoconhecimento.
O diretor da Livraria Leitura, André Teles, indica “Para Minha Mãe”, da escritora Elma van Vilet, um livro interativo com espaço para escrever e colar fotos. Ótima opção para quem deseja construir e registrar memórias novas ou antigas ao lado da sua mãe. Teles também indica um clássico de Clarice Lispector: “Felicidade Clandestina”.
A escritora e também editora Iriam Gomes recomenda o livro “Simples Assim”, de Jussara Starling. A obra reúne crônicas com foco na jornada humana e no que encontramos ao longo do caminho. A obra é um convite para refletir sobre o que realmente importa na vida.
Bienal Mineira do Livro 2025: Veja dicas de obras para dar de presente no Dia das Mães pic.twitter.com/j4RbKNccJs
— BHAZ (@portal_bhaz) May 8, 2025
Bienal Mineira do Livro
A Bienal Mineira do Livro 2025 ocorre até o dia 10 de maio, sábado, no Centerminas Expo, no bairro União, na Região Nordeste de BH.
O tema da edição deste ano é “Viver é Plural. Ler é Plural” e homenageia o autor João Guimarães Rosa. A expectativa é receber cerca de 300 mil visitantes ao longo dos oito dias. “É um evento que gera mais 800 empregos diretos e 1.500 indiretos. Esperamos que mais de 2 milhões de livros sejam vendidos”, afirma Mayrink.
Os interessados podem comprar os ingresso pelo Sympla. As entradas serão vendidos a preços populares, R$ 10 (meia entrada + taxa de administração) e R$ 20 (inteira + taxa de administração).
Clique aqui para ver a programação completa da Bienal.