Do cinema para BH: Casa em meio a prédios replica cena de animação e viraliza

Há aquela teoria que diz que a vida imita a arte, ainda não sabemos bem como puderam chegar à essa conclusão, mas a imagem dessa casinha confirma a suspeita.

A casa em questão, ficava na rua Timbiras, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte. Infelizmente ela foi demolida neste mês para a construção de mais um prédio. Na fotomontagem, feita pelo arquiteto Fernando Goes, podemos ver que ela era um símbolo de resistência na nossa selva de pedra.

A imagem viralizou rapidamente na internet, internautas se solidarizaram com a demolição da casinha. Alguns que costumavam passar pelo local, chegaram a comentar sua tristeza “Passava em frente todos os dias, e da janela do ônibus eu repetia o mantra na minha cabeça: “resiste casinha, resiste”. A casa me trazia uma paz, por várias vezes me imaginei morando nela. Foi muito triste o dia que vi tudo no chão, sensação ruim. Hoje quando passo faço questão de não olhar. Os escombros estão lá :(”

Passei algumas vezes na frente dessa casa. Essa imagem e os comentários servem para mostrar que mesmo não sendo reconhecido como patrimônio pelas autoridades, nossas relações com as construções da nossa cidade constituem em um patrimônio que não podemos quantificar: Nossas Lembranças.” comentou outro internauta.

casa em meio a prédios up

Os balões foram baseados no desenho animado da Disney e Pixar: “Up – Altas Aventuras” – onde um senhorzinho resiste à venda de sua casa onde viveu a vida com sua esposa, que já faleceu. No desenho, a casa dele está sendo “espremida” pelos prédios sendo construídos ao redor.

up-na-vida-real_6
casa em meio a prédios up 2

O longa foi inspirado na história de Edith Macefield, a senhora recusou-se a vender sua casa no distrito de Ballard, em Seattle, nos Estados Unidos, para a construção de um shopping. Edith resistiu à oferta de $ 1 milhão (cerca de R$ 3,1 milhões), para vender seu terreno e o shopping precisou de um “desvio”, sendo construído ao redor de sua casa.

up-na-vida-real_13

Fonte: Arquiteto Fernando Góes

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!