Kombi pega fogo em BH e família perde fonte de renda; saiba como ajudar

kombi fogo
O veículo ficou totalmente carbonizado e o vendedor perdeu todas as mercadorias (José Luiz/Arquivo Pessoal)

Como se os desafios de ser trabalhador autônomo já não fossem suficientes, um morador de BH ainda teve que encarar uma reviravolta nesta semana. A Kombi que ele usa para vender biscoitos caseiros – única fonte de renda da família – pegou fogo na avenida Cristiano Machado, na região Nordeste da capital na última sexta (26) e, desde então, a família tenta encontrar alternativas para não passar dificuldades.

A esposa de José Luiz, dono e vendedor do “Biscoito do Zé Luiz”, criou uma campanha de arrecadação virtual para ajudar o marido. Além da Kombi, que foi totalmente destruída pelas chamas, o casal estima uma perda de em média R$ 4 mil com os biscoitos e materiais que estavam dentro do veículo na hora do incêndio.

A maioria dos produtos foram perdidos, já que Zé Luiz ainda estava no início das entregas e os extintores do posto de gasolina onde o veículo estava não foram suficientes para conter as chamas. “Até as caixas de sacolão, que se usa para armazenar, derreteram, ele perdeu tudo”, conta ao BHAZ a sobrinha do casal, Izabelle Magalhães, que está ajudando os tios na recuperação.

‘Está arrasado’

Izabelle conta que o tio buscou o posto de combustível para evitar que a greve dos tanqueiros prejudicasse seu trabalho, mas acabou passando por um transtorno ainda maior. “Ele foi abastecer porque estava na rota de entrega. Estava naquele momento caótico da paralisação dos caminhoneiros, que ia ficar sem combustível. No que ele virou a chave, a Kombi começou a pegar fogo, totalmente, e ele perdeu tudo que estava dentro”, explica.

A sobrinha revela também que ainda não se sabe a causa do acidente. Para evitar maiores danos, José Luiz, o motorista da Kombi e funcionários do posto retiraram o veículo do local quando as chamas se iniciaram. Logo depois, eles acionaram os bombeiros, mas quando a corporação chegou ao local já era tarde demais. A Kombi já havia sido totalmente carbonizada, junto com todo o trabalho do vendedor autônomo.

José ainda se feriu durante o acidente e precisou ser encaminhado ao Hospital João 23. Ele levou dois pontos na cabeça e se encontra bem. No entanto, o autônomo está preocupado com os prejuízos. “O sentimento é de perda. Ele está arrasado, pois é a única fonte de renda dele”, contou a sobrinha.

Trabalho de equipe

Para ajudar o vendedor, Izabelle conta que toda a família se mobilizou no final de semana. “A gente juntou, todo mundo fez uma vaquinha entre nós da família e compramos alguns materiais para tentar repor os biscoitos que foram perdidos”, lembra.

Os biscoitos são feitos no forno à lenha (Reprodução/@biscoitodozeluiz/Instagram)

Eles também ajudaram na produção dos biscoitos, já que grande parte dos clientes ficaram sem receber o produto na sexta-feira. Contudo, as perdas são muito grandes e a família precisa de mais ajuda. Por isso, a esposa resolveu promover a vaquinha nas redes sociais.

“Agora está sem entregar, alguns clientes podem vir buscar, os que podem buscar estão vindo. Os biscoitos ainda estamos fazendo aos poucos com o dinheiro que vai entrando. Agora os que não podem, infelizmente, ou paga carreta ou fica sem entregar, só que como que você compra outro automóvel pagando carreta?”, desabafa a sobrinha.

Vamos ajudar?

Além de contribuir com a produção, a família também resolveu pedir ajuda do público para colocar o negócio de Zé Luiz de pé novamente. “A gente está tentando levantar um dinheiro para tentar repor a mercadoria, tentar ver o que a gente consegue fazer, pra ele pelo menos dar uma entrada, uma financiada em um carro para transporte. O meu tio precisa da Kombi para trabalhar”, afirma Izabelle.

Para realizar doação, basta transferir para a conta da esposa de José Luiz, Márcia Cristina de Paula Marcelino. Confira os dados abaixo:

Banco Bradesco

  • Agência: 2485
  • Poupança: 1006816-9
  • CPF: 050.892.596-74

A família reforça ainda que qualquer valor ajuda. “Em plena pandemia, todo mundo sem dinheiro, realmente está difícil pra todo mundo, a gente tem que ver o que vai dar para fazer”, disse.

E você também pode ajudar comprando os produtos. Para quem tem interesse em experimentar os biscoitos, os pedidos podem ser feitos pelo Instagram (@biscoitodozeluiz). O endereço de entrega é na rua Novo Mundo, 321, no bairro Novo Glória.

Cardápio (Arquivo pessoal/José Luiz)
Edição: Giovanna Fávero

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!