Pesquisar
Close this search box.

‘Não atendemos homem’: Duda Salabert denuncia transfobia após ter atendimento negado em salão de BH

25/10/2021 às 21h05 - Atualizado em 26/10/2021 às 15h04
duda salabert
Vereadora teve atendimento negado em um salão de beleza no Centro de BH (Abraão Bruck/CMBH)

Duda Salabert, a vereadora mais votada de BH, voltou a ser vítima de transfobia na capital. Desta vez, ela foi barrada em um salão de beleza no Centro de BH, na tarde desta segunda-feira (25). O estabelecimento, que fica dentro do Shopping Cidade, teria afirmado que não atenderia a vereadora porque só oferecia “serviços femininos”. O caso será apurado pela administração do shopping (veja abaixo).

“Olha que situação. Eu vi aqui ao salão no Shopping Cidade e pedi para fazer a sobrancelha, aí a atendente disse que só atende público feminino”, relatou a vereadora, por meio de vídeos publicados no Instagram nesta tarde. “Eu falei: ‘Então, a minha sobrancelha é para o público feminino'”, continuou Duda.

Foi então que, segundo a parlamentar, a funcionária do salão de beleza teria respondido que o estabelecimento “não atende homem”. “Eu falei: ‘Eu sou uma pessoa transexual’. Aí ela disse: ‘Não, a gente não vai atender'”, completou a vereadora. Duda encerrou o vídeo afirmando que estava na gerência do shopping para relatar a discriminação e lamentou: “Terrível”.

‘Amostra de transfobia diária’

Mais tarde, a vereadora voltou a usar as redes sociais para falar sobre o caso. Pelo Twitter, ela contou novamente o que havia acontecido no salão e acrescentou que, quando afirmou ser uma mulher trans, outras atendentes do estabelecimento endossaram a recusa da primeira funcionária em atendê-la.

“Fui à administração do shopping e fiz a reclamação. O shopping pediu desculpas. Amanhã farei a denúncia formal. Recusaram me atender por eu ser uma mulher transexual. Amostra de transfobia diária desse país”, completou Duda Salabert.

Caso será apurado

Procurado pelo BHAZ, o Shopping Cidade afirmou que “repudia a prática discriminatória e reforça a preocupação no combate a todo e qualquer tipo de preconceito”. “Diante da denúncia recebida, a equipe da administração do Shopping Cidade acolheu prontamente a cliente Duda Salabert”, diz trecho de nota enviada pelo centro de compras (leia na íntegra abaixo).

O shopping ressaltou ainda que “assumiu o compromisso em apurar” o caso e que vai “atuar na conscientização deste e de outros lojistas para evitar que a situação se repita”. ” Vale reforçar que o Shopping Cidade sempre foi um ambiente diverso e tem como sua bandeira ser um shopping para todos”, conclui a nota.

Pedido de desculpas

O BHAZ também tentou contato com o salão na noite dessa segunda, por meio de telefone, mensagens nas redes sociais e email, mas não obteve resposta. Na tarde desta terça-feira (26), após a repercussão, o estabelecimento publicou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais.

No comunicado, o salão Ana Araújo disse ter tentado contato com a vereadora para uma retratação. “Conversamos com a assessoria dela e eles informaram que no momento ela estava em reunião. Mas viemos por meio deste post pedir desculpas pelo ocorrido”, diz um trecho.

A administração do estabelecimento disse, ainda, que “todas as providências já estão sendo tomadas para que esse tipo de ato não ocorra mais”. Veja a publicação:

Nota do Shopping Cidade na íntegra:

O Shopping Cidade repudia a prática discriminatória e reforça a preocupação no combate a todo e qualquer tipo de preconceito. Diante da denúncia recebida, a equipe da administração do Shopping Cidade acolheu prontamente a cliente Duda Salabert e assumiu o compromisso em apurar e atuar na conscientização deste e de outros lojistas para evitar que a situação se repita.

Vale reforçar que o Shopping Cidade sempre foi um ambiente diverso e tem como sua bandeira ser um shopping para todos.

Giovanna Fávero

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.
[author_socials_links]

Giovanna Fávero

Email: [email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ