‘Não atendemos homem’: Duda Salabert denuncia transfobia após ter atendimento negado em salão de BH

duda salabert
Vereadora teve atendimento negado em um salão de beleza no Centro de BH (Abraão Bruck/CMBH)

Atualização às 15:05 do dia 26/10/2021 : Esta matéria foi atualizada para incluir a nota de esclarecimento publicada pelo salão Ana Araújo.

Duda Salabert, a vereadora mais votada de BH, voltou a ser vítima de transfobia na capital. Desta vez, ela foi barrada em um salão de beleza no Centro de BH, na tarde desta segunda-feira (25). O estabelecimento, que fica dentro do Shopping Cidade, teria afirmado que não atenderia a vereadora porque só oferecia “serviços femininos”. O caso será apurado pela administração do shopping (veja abaixo).

“Olha que situação. Eu vi aqui ao salão no Shopping Cidade e pedi para fazer a sobrancelha, aí a atendente disse que só atende público feminino”, relatou a vereadora, por meio de vídeos publicados no Instagram nesta tarde. “Eu falei: ‘Então, a minha sobrancelha é para o público feminino'”, continuou Duda.

Foi então que, segundo a parlamentar, a funcionária do salão de beleza teria respondido que o estabelecimento “não atende homem”. “Eu falei: ‘Eu sou uma pessoa transexual’. Aí ela disse: ‘Não, a gente não vai atender'”, completou a vereadora. Duda encerrou o vídeo afirmando que estava na gerência do shopping para relatar a discriminação e lamentou: “Terrível”.

‘Amostra de transfobia diária’

Mais tarde, a vereadora voltou a usar as redes sociais para falar sobre o caso. Pelo Twitter, ela contou novamente o que havia acontecido no salão e acrescentou que, quando afirmou ser uma mulher trans, outras atendentes do estabelecimento endossaram a recusa da primeira funcionária em atendê-la.

“Fui à administração do shopping e fiz a reclamação. O shopping pediu desculpas. Amanhã farei a denúncia formal. Recusaram me atender por eu ser uma mulher transexual. Amostra de transfobia diária desse país”, completou Duda Salabert.

Caso será apurado

Procurado pelo BHAZ, o Shopping Cidade afirmou que “repudia a prática discriminatória e reforça a preocupação no combate a todo e qualquer tipo de preconceito”. “Diante da denúncia recebida, a equipe da administração do Shopping Cidade acolheu prontamente a cliente Duda Salabert”, diz trecho de nota enviada pelo centro de compras (leia na íntegra abaixo).

O shopping ressaltou ainda que “assumiu o compromisso em apurar” o caso e que vai “atuar na conscientização deste e de outros lojistas para evitar que a situação se repita”. ” Vale reforçar que o Shopping Cidade sempre foi um ambiente diverso e tem como sua bandeira ser um shopping para todos”, conclui a nota.

Pedido de desculpas

O BHAZ também tentou contato com o salão na noite dessa segunda, por meio de telefone, mensagens nas redes sociais e email, mas não obteve resposta. Na tarde desta terça-feira (26), após a repercussão, o estabelecimento publicou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais.

No comunicado, o salão Ana Araújo disse ter tentado contato com a vereadora para uma retratação. “Conversamos com a assessoria dela e eles informaram que no momento ela estava em reunião. Mas viemos por meio deste post pedir desculpas pelo ocorrido”, diz um trecho.

A administração do estabelecimento disse, ainda, que “todas as providências já estão sendo tomadas para que esse tipo de ato não ocorra mais”. Veja a publicação:

Nota do Shopping Cidade na íntegra:

O Shopping Cidade repudia a prática discriminatória e reforça a preocupação no combate a todo e qualquer tipo de preconceito. Diante da denúncia recebida, a equipe da administração do Shopping Cidade acolheu prontamente a cliente Duda Salabert e assumiu o compromisso em apurar e atuar na conscientização deste e de outros lojistas para evitar que a situação se repita.

Vale reforçar que o Shopping Cidade sempre foi um ambiente diverso e tem como sua bandeira ser um shopping para todos.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!